O processo de decisão de compra de vinhos orgânicos no Brasil : um estudo sobre o comportamento do consumidor
Resumo
Resumo : Este trabalho buscou encontrar evidências sobre o processo decisório de  compra  de  vinhos  orgânicos  no  Brasil  e  dos  possíveis  entraves  deste mercado.  Adicionalmente,  buscou-se verificar se há demanda no Brasil para o vinho orgânico e se o mercado está suprindo corretamente as necessidades do consumidor.  A  metodologia  consistiu  em  uma  análise  descritiva,  do  tipo exploratória,  em  que  por  meio  de  uma  "survey"  buscou-se  verificar  o comportamento, preferências e características do consumidor de vinhos e vinhos orgânicos da Empresa Grand Terroir. Dessa forma, verificou-se que há demanda para  o  vinho  orgânico,  representando  um  mercado  inexplorado.  Um  dos problemas encontrados foi a falta de conhecimento, de forma que o conceito de vinho  orgânico  é  impreciso  ao  consumidor,  dificultando  sua  aceitação  e consumo. Além  disso,  por falta de conhecimento,  o consumidor não enxerga o valor agregado do produto. Uma solução proposta foi a melhora na comunicação para atingir de forma eficaz este público-alvo.