O processo de decisão de compra de vinhos orgânicos no Brasil : um estudo sobre o comportamento do consumidor
Resumo
Resumo : Este trabalho buscou encontrar evidências sobre o processo decisório de compra de vinhos orgânicos no Brasil e dos possíveis entraves deste mercado. Adicionalmente, buscou-se verificar se há demanda no Brasil para o vinho orgânico e se o mercado está suprindo corretamente as necessidades do consumidor. A metodologia consistiu em uma análise descritiva, do tipo exploratória, em que por meio de uma "survey" buscou-se verificar o comportamento, preferências e características do consumidor de vinhos e vinhos orgânicos da Empresa Grand Terroir. Dessa forma, verificou-se que há demanda para o vinho orgânico, representando um mercado inexplorado. Um dos problemas encontrados foi a falta de conhecimento, de forma que o conceito de vinho orgânico é impreciso ao consumidor, dificultando sua aceitação e consumo. Além disso, por falta de conhecimento, o consumidor não enxerga o valor agregado do produto. Uma solução proposta foi a melhora na comunicação para atingir de forma eficaz este público-alvo.