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    Levantamento de aspectos e impactos ambientais em uma microempresa de comunicação visual

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    R - E - NATALY TANNO.pdf (6.372Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Tanno, Nataly
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : As organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental mais adequado, através do controle dos impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços no ambiente. A norma ISO 14001 é uma importante ferramenta para que as empresas possam garantir seu desenvolvimento de forma ambientalmente adequada, sendo o levantamento dos aspectos e impactos ambientais (LAIA) de uma organização a base para implantação de um sistema de gestão ambiental. Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi fazer o levantamento de aspectos e impactos ambientais, com identificação de oportunidades de mitigação dos impactos significativos das atividades em uma empresa de pequeno porte de comunicação visual, situada no município Palmital - São Paulo. Para isso, foram realizados os levantamentos para definição do fluxograma padrão, considerando todos os processos, entradas e saídas da microempresa pesquisada. Foram definidas as áreas, atividades, aspectos ambientais, impactos ambientais e em sequência, considerou-se quatro critérios para o processo de caracterização que foram: situação operacional, probabilidade ou frequência de ocorrência, severidade e grau de risco. Os resultados mostraram 52 (cinquenta e dois) aspectos ambientais, sendo 53,8% significativos. Em todo processo de produção da empresa, a geração de sobras de materiais foi o que chamou a atenção. O lado positivo é que a maioria pode ser reutilizada no processo ou reciclada, evitando que os resíduos sólidos sejam acumulados em aterros sanitários, ou até mesmo tenham uma disposição irregular impactando negativamente o solo e as águas. As medidas de controle para minimização de impactos ambientais foi basicamente a implantação de um gerenciamento de resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final, adotando medidas como a redução, reutilização e reciclagem; logística reversa; e destinação final ambientalmente adequada. Outras medidas, como o controle e conscientização do uso de energia e água também foram sugeridas para a conservação dos recursos naturais. Ações de gestão ambiental são necessárias na microempresa, para assim gerar benefícios associados ao estímulo à inovação, às oportunidades de negócios, e à melhoria da qualidade dos produtos. Com o estudo espera-se contribuir tanto sob a ótica metodológica de identificação de aspectos ambientais nos processos produtivos quanto nos aspectos práticos associados ao melhor gerenciamento ambiental de microempresas do segmento de comunicação visual.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58798
    Collections
    • MBA em gestão ambiental [364]

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