dc.contributor.advisor | Monteiro, Alexandre Amorim | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Bruna Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.other | Kaminski, Tatiana Cristina Guimarães, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T13:59:36Z | |
dc.date.available | 2019-08-27T13:59:36Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58790 | |
dc.description | Orientador : Dr. Alexandre Amorim Monteiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O acelerado processo de consumo e troca de bens impacta significativamente a produção de resíduos passíveis de reciclagem. Neste trabalho será apresentada uma proposta de instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para resíduos da logística reversa e uma rota eficiente para sua coleta. Tanto os locais de instalação quanto a proposta de rota foram processadas em software gratuito QGIS, num ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG) utilizando como base a análise espacial. Aos PEVs foram consideradas as vias próximas às residências, comércio e escolas, que são tidas como atrativas à visita dos moradores, enquanto para a proposta de rota eficiente foi observada a distância a ser percorrida pelo veículo coletor e o tempo gasto em trajeto para coletar o resíduo de todos os pontos com recipientes instalados, assumindo um tempo médio de parada de veículo de 5 minutos em cada ponto. O trabalho possui duas etapas gerais, a primeira, em que são definidos os locais para instalação dos PEVs; e a segunda, em que são propostas as rotas. Resultante da análise espacial foram definidos 23 locais para instalação de recipientes coletores, um ponto de demarcação de início de rota e outro ponto indicação de fim da rota, ao todo 25 pontos. A partir dos locais de instalação das PEVs foram obtidas duas rotas eficientes para o percurso do veículo, uma com menor tempo e outra com menor distância, com tempo de rota de 141 min e 16,521 km de distância e 142 min e 16,102 km de distância, respectivamente. Foi definida como melhor rota a de menor distância por reduzir os custos operacionais e minimizar o impacto ambiental das atividades. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Logistica reversa | pt_BR |
dc.subject | Georreferenciamento | pt_BR |
dc.subject | Impacto ambiental - Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.title | Rota eficiente para coleta de resíduos sólidos e proposta de PEVS em Sobradinho, Brasília - DF. | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |