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dc.contributor.advisorMonteiro, Alexandre Amorimpt_BR
dc.contributor.authorMendes, Bruna Cardosopt_BR
dc.contributor.otherKaminski, Tatiana Cristina Guimarães, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T13:59:36Z
dc.date.available2019-08-27T13:59:36Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58790
dc.descriptionOrientador : Dr. Alexandre Amorim Monteiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O acelerado processo de consumo e troca de bens impacta significativamente a produção de resíduos passíveis de reciclagem. Neste trabalho será apresentada uma proposta de instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para resíduos da logística reversa e uma rota eficiente para sua coleta. Tanto os locais de instalação quanto a proposta de rota foram processadas em software gratuito QGIS, num ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG) utilizando como base a análise espacial. Aos PEVs foram consideradas as vias próximas às residências, comércio e escolas, que são tidas como atrativas à visita dos moradores, enquanto para a proposta de rota eficiente foi observada a distância a ser percorrida pelo veículo coletor e o tempo gasto em trajeto para coletar o resíduo de todos os pontos com recipientes instalados, assumindo um tempo médio de parada de veículo de 5 minutos em cada ponto. O trabalho possui duas etapas gerais, a primeira, em que são definidos os locais para instalação dos PEVs; e a segunda, em que são propostas as rotas. Resultante da análise espacial foram definidos 23 locais para instalação de recipientes coletores, um ponto de demarcação de início de rota e outro ponto indicação de fim da rota, ao todo 25 pontos. A partir dos locais de instalação das PEVs foram obtidas duas rotas eficientes para o percurso do veículo, uma com menor tempo e outra com menor distância, com tempo de rota de 141 min e 16,521 km de distância e 142 min e 16,102 km de distância, respectivamente. Foi definida como melhor rota a de menor distância por reduzir os custos operacionais e minimizar o impacto ambiental das atividades.pt_BR
dc.format.extent29 p : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLogistica reversapt_BR
dc.subjectGeorreferenciamentopt_BR
dc.subjectImpacto ambiental - Resíduos sólidospt_BR
dc.titleRota eficiente para coleta de resíduos sólidos e proposta de PEVS em Sobradinho, Brasília - DF.pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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