| dc.contributor.advisor | Tetto, Alexandre França, 1974- | pt_BR | 
| dc.contributor.author | Barboza, Gabriel Chaves, 1990- | pt_BR | 
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2022-07-20T15:14:56Z |  | 
| dc.date.available | 2022-07-20T15:14:56Z |  | 
| dc.date.issued | 2018 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58770 |  | 
| dc.description | Orientador : Prof. Dr. Alexandre  França Tetto | pt_BR | 
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Negócios Ambientais | pt_BR | 
| dc.description | Inclui referências | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Resumo : Escolas  são  instituições  que  promovem  a  educação  e  têm  o  potencial  de  dar ferramentas  para que as futuras gerações  possam  trazer o  desenvolvimento de  uma sociedade  melhor.  Para  isso,  essas  instituições  deveriam  ser  reflexo  do  que  elas pretendem  ensinar  aos  seus  estudantes  e  assim  é  fundamental  que  as  escolas tenham  um  enfoque  maior para a  sustentabilidade. Contudo, aplicar certos  conceitos na gestão  prática das escolas  pode se tornar algo difícil  e  que  não pareça dar algum resultado  tangível.  Para  que  uma  transformação  voltada  para  a  sustentabilidade aconteça de forma real, visível  e tangível, este trabalho pretende  mostrar diretrizes e ações  que  escolas  possam  utilizar,  se  baseando  nos  conceitos  dos  Objetivos  de Desenvolvimento  Sustentável  (ODS)  propostos  pela  ONU  na  Agenda  2030.  Os resultados  mostraram  que os  ODS foram  elaborados de forma a englobar mudanças globais,  assim  suas  metas  podem  parecer  muito  ambiciosas  e  de  difícil  correlação para  uma  escola  auxiliar  no  seu  cumprimento.  A  partir  da  análise  da  literatura, observou-se  que  diversas  publicações  têm  focado  em  traduzir  os  ODS  em  ações mais  palpáveis,   práticas  e  sugerindo  diretrizes.   Com   isso,  foi  apresentado,   de maneira  mais  detalhada,  como  escolas  podem  incluir os  ODS tanto  em  suas formas de gestão  quanto  em  ações  com  os  estudantes,  por meio  de  uma  descrição  sobre  o ODS  e tópicos  contendo  possibilidades  de  diretrizes  e  ações  a  serem  tomadas.  Por fim,  verificou-se  que  os  objetivos  propostos  pelo  trabalho  foram  atingidos  e  que  o guia   elaborado   pode   servir   de   orientação   para   que   as   escolas   busquem   a implementação dos ODS e promovam  o desenvolvimento sustentável. | pt_BR | 
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR | 
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR | 
| dc.language | Português | pt_BR | 
| dc.subject | Desenvolvimento sustentável - Brasil | pt_BR | 
| dc.subject | ONU | pt_BR | 
| dc.subject | Gestão ambiental - Educação | pt_BR | 
| dc.title | Aplicação dos objetivos de desenvolvimento sustentável paraescolas mais sustentáveis | pt_BR | 
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |