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dc.contributor.advisorTetto, Alexandre França, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorBarboza, Gabriel Chaves, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paranápt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T15:14:56Z
dc.date.available2022-07-20T15:14:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58770
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alexandre França Tettopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Negócios Ambientaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Escolas são instituições que promovem a educação e têm o potencial de dar ferramentas para que as futuras gerações possam trazer o desenvolvimento de uma sociedade melhor. Para isso, essas instituições deveriam ser reflexo do que elas pretendem ensinar aos seus estudantes e assim é fundamental que as escolas tenham um enfoque maior para a sustentabilidade. Contudo, aplicar certos conceitos na gestão prática das escolas pode se tornar algo difícil e que não pareça dar algum resultado tangível. Para que uma transformação voltada para a sustentabilidade aconteça de forma real, visível e tangível, este trabalho pretende mostrar diretrizes e ações que escolas possam utilizar, se baseando nos conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030. Os resultados mostraram que os ODS foram elaborados de forma a englobar mudanças globais, assim suas metas podem parecer muito ambiciosas e de difícil correlação para uma escola auxiliar no seu cumprimento. A partir da análise da literatura, observou-se que diversas publicações têm focado em traduzir os ODS em ações mais palpáveis, práticas e sugerindo diretrizes. Com isso, foi apresentado, de maneira mais detalhada, como escolas podem incluir os ODS tanto em suas formas de gestão quanto em ações com os estudantes, por meio de uma descrição sobre o ODS e tópicos contendo possibilidades de diretrizes e ações a serem tomadas. Por fim, verificou-se que os objetivos propostos pelo trabalho foram atingidos e que o guia elaborado pode servir de orientação para que as escolas busquem a implementação dos ODS e promovam o desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável - Brasilpt_BR
dc.subjectONUpt_BR
dc.subjectGestão ambiental - Educaçãopt_BR
dc.titleAplicação dos objetivos de desenvolvimento sustentável paraescolas mais sustentáveispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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