Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBatista, Daiane Martins, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherBortot, Camila Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T19:41:26Z
dc.date.available2020-02-12T19:41:26Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58549
dc.descriptionOrientadora : Camila Maria Bortotpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo dessa pesquisa foi analisar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de uma escola privada, em suas prioridades e resultados, a fim de apresentar o processo de implementação e manutenção do SGQ baseado nas normas ISO 9000 na Escola A, além das implicações deste para o desenvolvimento dos processos pedagógicos e administrativos da instituição. Teve como questão norteadora: qual a pertinência de um sistema de gestão da qualidade para uma escola privada, suas prioridades e resultados? Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando dados de campo, foram analisados os requisitos dos Sistemas de Gestão da Qualidade nas normas ABNT NBR IS0 9000, ISO 9001, ISO 9004 e 14001, além de dados contidos em documentos do SGQ da Escola A. Ainda, utilizou-se como base livros e artigos de autores das áreas de qualidade e de políticas educacionais. Na primeira seção foi apresentado um histórico das influências da Gestão da Qualidade no Brasil, as quais impulsionadas pela reforma do Estado ocorrida na década de 90, foram fundamentais para o início da implementação de sistemas da qualidade nas empresas brasileiras, inclusive nas instituições educacionais. Já na segunda seção, foram destacadas as ações desenvolvidas na implementação do SGQ da Escola analisada, apontando para o fato da escola privada ter como principal objetivo o ensino/aprendizagem dos alunos, apesar de ser gerida com o objetivo de alcançar lucro, sendo esta a principal motivação para a implantação do SGQ. E na terceira seção, foi apresentada uma análise do SGQ da Escola, em relação a gestão e a avaliação, destacando que o mesmo têm seus processos de gestão baseados no ciclo PDCA, sendo possível identificar que os processos de planejamento e execução da Escola A transcorriam razoavelmente bem em comparação aos padrões estabelecidos, apresentando dificuldades nos processos de avaliação (verificação) e tomada de ações corretivas, destacando a importância da gestão democrática, a qual engloba, entre outros, os processos de avaliação. A Escola A, adotada como modelo de campo analisado, atendeu crianças de Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Concluiu-se que a implementação e manutenção do SGQ na Escola A era viável e trouxe resultados positivos, sendo necessário um replanejamento financeiro acerca dos resultados a médio e longo prazos, já que os indicadores referentes a qualidade do ensino demonstraram que ocorreram melhorias significativas, esses indicadores são resultado das auditorias realizadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The object of this research was to analyze the quality management system of a private school, its priorities and results, seeking to present the implementation process and maintenance of the SGQ based in the standards ISO 9000 in the school A, besides the implications of this for the development of pedagogical and administrative processes of the institution. Had as a guiding questions: What is the relevance of a quality management system for a private school, its priorities and results? For that, a bibliographical and documentary research was carried out, in which the requirements of the quality management systems were analyzed in the norms of ABNT NBR ISO 9000, ISO 9001, ISO 9004 and 14001, in addition to data contained in documents of the SGQ of school A. Also, based on books and articles by authors of quality areas and educational policies. In the first section we present a history of the influences of Quality Management in Brazil. In the second section, the actions developed in the implementation of the School Quality Management System analyzed were highlighted. And in the third section, an analysis of the School's QMS was presented in relation to management and evaluation. The school A, which is the object of the research, serves children from nursey school, primary school and elementar school. It was conclude that the implemention and maintenance of the SGQ in School A was feasible and had positive results, and a financial replanning of the results in the médium and long term was necessary, since the indicators related to the quality of teaching showed that there were significant improvements. These indicators are the result of the audits.pt_BR
dc.format.extent77 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA gestão da qualidade no ensino : um estudo sobre o sistema de gestão da qualidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples