Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlexandre, Cristiane Aparecida de Siqueirapt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T16:43:52Z
dc.date.available2019-05-18T16:43:52Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58311
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 27/04/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.87-90pt_BR
dc.description.abstractResumo: O foco deste estudo foi a motivação para a apreciação musical, considerando o ambiente escolar e a ação docente como meio de ampliar o processo motivacional. O objetivo foi investigar a relação de alunos da escola regular com obras musicais desconhecidas, analisando a percepção e apreciação musical sobre o programa apresentado, antes e depois da abordagem do repertório. O método escolhido para esta pesquisa foi a Pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com 212 estudantes de oito turmas de uma escola de ensino fundamental (6º - 9º anos), na cidade de Curitiba. Foram elaboradas quatro aulas sobre "O Llibre Vermell de Montserrat", manuscrito medieval do final do século XIV, incluindo duas aulas preparatórias, um concerto para a apresentação da obra por um grupo coral infantojuvenil, e uma última aula após o concerto. Para a coleta de dados, utilizou-se um conjunto de registros e documentos produzidos pelas crianças (desenhos, textos) e dois questionários de pré-teste e pósteste, cujos resultados indicaram: (a) houve uma grande aceitação do repertório trabalhado por parte das crianças, embora fosse um repertório muito distante da música apreciada pelas crianças no cotidiano; (b) que a preparação didática para a prática da apreciação é um elemento fundamental para motivação geral do aluno para que este possa receber novos repertórios; (c) que as crianças podem ampliar suas preferências musicais a partir de experiências estéticas significativas vivenciadas no contexto escolar. Por meio dos resultados foi possível obter algumas conclusões que têm implicações para a educação musical. Por exemplo, foi possível observar que as crianças estão abertas a diferentes experiências estéticas, mas precisam de uma orientação didática bem estruturada para aumentar a motivação. Também foi possível observar que o professor pode obter a opinião das crianças, sobre suas experiências estéticas, através de diferentes meios, como desenhos, relatos e até mesmo as atitudes de engajamento e concentração demonstradas enquanto as crianças assistem a um concerto. Por fim, foi possível observar através de um pré-teste e pósteste que a experiência musical vivida e compartilhada no ambiente escolar pode promover a ampliação das preferências musicais das crianças. Palavras-chave: Apreciação musical. Motivação. Ensino da música no ensino fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The focus of this study was the motivation for a musical appreciation, considering the school environment and the teaching action as a means to broaden the motivational process. The aim was to investigate the relationship of students from the regular school with unknown musical works, analyzing the perception and musical appreciation about the program presented, before and after the approach to the repertoire. The method chosen for this research was Action Research. The research was carried out with 212 students from eight classes of an elementary school (6.º - 9.º levels), in Curitiba city (southern Brazil). Four lessons were elaborated about "The Llibre Vermell de Montserrat", manuscript of the end of century XIV, by medieval repertoire, including two preparatory classes were held; a concert for the presentation of the works by a children and youth choir; and a lecture after the concert. For data collection, a set of records, documents produced by the children (drawings, texts) and a pre- test and post-test questionnaire were used. The results indicated: (a) that the children enjoyed a lot of repertoire presented, even though it is a very distant repertoire of the music appreciated by the children in the daily life; (b) that the didactic preparation for the practice of appreciation is a fundamental element for the general motivation of the student to receive new repertoires; (c) that children can expand their musical preferences from significant aesthetic experiences lived in the school context. Through the results it was possible to obtain some conclusions that have implications for Music education. For example, it was possible to observe that children are open to different aesthetic experiences, but need a well-structured didactic orientation to raise motivation. It was also possible to observe that the teacher can obtain the opinion of the children, about their aesthetic experiences, through different means such as drawings, reports and even the attitudes of engagement and concentration shown while the children attend a concert. Finally, it was possible to observe through a pre- test and posttest that the musical experience lived and shared in the school environment can promote the amplification of children's musical preferences. Key-words: Musical appreciation. Motivation. Music in schoolspt_BR
dc.format.extent117 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMusica - Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino fundamentalpt_BR
dc.titleLivro Vermelho de Montserrat : um estudo sobre apreciação musical e motivaçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples