• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Livro Vermelho de Montserrat : um estudo sobre apreciação musical e motivação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CRISTIANE APARECIDA DE SIQUEIRA ALEXANDRE2.pdf (2.929Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Alexandre, Cristiane Aparecida de Siqueira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O foco deste estudo foi a motivação para a apreciação musical, considerando o ambiente escolar e a ação docente como meio de ampliar o processo motivacional. O objetivo foi investigar a relação de alunos da escola regular com obras musicais desconhecidas, analisando a percepção e apreciação musical sobre o programa apresentado, antes e depois da abordagem do repertório. O método escolhido para esta pesquisa foi a Pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com 212 estudantes de oito turmas de uma escola de ensino fundamental (6º - 9º anos), na cidade de Curitiba. Foram elaboradas quatro aulas sobre "O Llibre Vermell de Montserrat", manuscrito medieval do final do século XIV, incluindo duas aulas preparatórias, um concerto para a apresentação da obra por um grupo coral infantojuvenil, e uma última aula após o concerto. Para a coleta de dados, utilizou-se um conjunto de registros e documentos produzidos pelas crianças (desenhos, textos) e dois questionários de pré-teste e pósteste, cujos resultados indicaram: (a) houve uma grande aceitação do repertório trabalhado por parte das crianças, embora fosse um repertório muito distante da música apreciada pelas crianças no cotidiano; (b) que a preparação didática para a prática da apreciação é um elemento fundamental para motivação geral do aluno para que este possa receber novos repertórios; (c) que as crianças podem ampliar suas preferências musicais a partir de experiências estéticas significativas vivenciadas no contexto escolar. Por meio dos resultados foi possível obter algumas conclusões que têm implicações para a educação musical. Por exemplo, foi possível observar que as crianças estão abertas a diferentes experiências estéticas, mas precisam de uma orientação didática bem estruturada para aumentar a motivação. Também foi possível observar que o professor pode obter a opinião das crianças, sobre suas experiências estéticas, através de diferentes meios, como desenhos, relatos e até mesmo as atitudes de engajamento e concentração demonstradas enquanto as crianças assistem a um concerto. Por fim, foi possível observar através de um pré-teste e pósteste que a experiência musical vivida e compartilhada no ambiente escolar pode promover a ampliação das preferências musicais das crianças. Palavras-chave: Apreciação musical. Motivação. Ensino da música no ensino fundamental.
     
    Abstract: The focus of this study was the motivation for a musical appreciation, considering the school environment and the teaching action as a means to broaden the motivational process. The aim was to investigate the relationship of students from the regular school with unknown musical works, analyzing the perception and musical appreciation about the program presented, before and after the approach to the repertoire. The method chosen for this research was Action Research. The research was carried out with 212 students from eight classes of an elementary school (6.º - 9.º levels), in Curitiba city (southern Brazil). Four lessons were elaborated about "The Llibre Vermell de Montserrat", manuscript of the end of century XIV, by medieval repertoire, including two preparatory classes were held; a concert for the presentation of the works by a children and youth choir; and a lecture after the concert. For data collection, a set of records, documents produced by the children (drawings, texts) and a pre- test and post-test questionnaire were used. The results indicated: (a) that the children enjoyed a lot of repertoire presented, even though it is a very distant repertoire of the music appreciated by the children in the daily life; (b) that the didactic preparation for the practice of appreciation is a fundamental element for the general motivation of the student to receive new repertoires; (c) that children can expand their musical preferences from significant aesthetic experiences lived in the school context. Through the results it was possible to obtain some conclusions that have implications for Music education. For example, it was possible to observe that children are open to different aesthetic experiences, but need a well-structured didactic orientation to raise motivation. It was also possible to observe that the teacher can obtain the opinion of the children, about their aesthetic experiences, through different means such as drawings, reports and even the attitudes of engagement and concentration shown while the children attend a concert. Finally, it was possible to observe through a pre- test and posttest that the musical experience lived and shared in the school environment can promote the amplification of children's musical preferences. Key-words: Musical appreciation. Motivation. Music in schools
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58311
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV