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dc.contributor.advisorSantos, José Amaro dos, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetospt_BR
dc.creatorJelita, Ricardo Ritter vonpt_BR
dc.date.accessioned2024-06-03T13:53:51Z
dc.date.available2024-06-03T13:53:51Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58248
dc.descriptionOrientador: Amaro dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os prejuízos causados pela prática de processos ineficazes nas áreas de tecnologia da informação são amplamente conhecidos, constituindo um sério problema de falta de produtividade na prestação de serviços. O objetivo deste estudo foi propor melhoria nas várias áreas de tecnologia da informação de uma empresa de "utilities" do setor público, sugerindo além da reunificação destas áreas em uma só, implementar mecanismos modernos para os seus processos, utilizando metodologias ja aplicadas com sucesso em várias empresas pelo mundo, como o COBIT. . Neste contexto esta implícita a administração por projetos, urn dos assuntos mais expressivos, e a utilização de uma metodologia de gerenciamento de projetos, seja ela desenvolvida na própria organização, seja a da adoção de uma metodologia pré-existente, como exemplo o PMBOK . Destas metodologias comentadas, nenhuma sofre da ausência de um capítulo relacionado a introdução na empresa de um Escritório de Projetos, que tern o papel fundamental de controlar o portifólio de projetos e a vida destes projetos desde o período que abrange o nascer da demanda até o encerramento desta demanda já como projeto. Este trabalho só será fundamentado com sucesso na organização se as práticas adotadas pelas metodologias na empresa, alcançarem urn relativo grau de utilização e amadurecimento das pessoas com base principalmente no processo de Gerenciamento por Projetospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCompanhia Paranaense de Energiapt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleReestruturação organizacional da Superintendência da Tecnologia da Informação da Copel tomando-se como base o modelo Cobitpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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