A qualidade na definição do escopo na área de TI de empresa bancária
Resumo
Resumo: Atualmente, mesmo com tantas alternativas disponíveis de controle de projetos, muitas empresas ainda estão perdendo tempo, dinheiro e mercado, com produtos e serviços que não alcançam o sucesso e a aprovação esperada. Geralmente esse insucesso e desaprovação acontecem porque as empresas lançam produtos ou serviços que não atendem as necessidades de seus clientes, e também por apostarem em projetos com problemas de definição. Para evitar esses problemas, as empresas deveriam adotar sistemas de gestão de projetos, como por exemplo, o descrito no PMBOK 2000. O PMBOK 2000 serve de referência para o gerenciamento de projetos, contendo informações úteis para todas as áreas de conhecimento envolvidas no projeto. Dentre essas áreas de conhecimento estão a gestão do escopo e gestão da qualidade. A gestão da qualidade, é uma área de conhecimento que, aliada a gestão do escopo, auxilia no sucesso do projeto, pois disponibiliza ferramentas para desenvolvimento e controle dos mesmos. Esta monografia foi elaborada com o intuito de propor utilizações de ferramentas da qualidade para ajudar na definição e gestão do escopo em projetos. O desenvolvimento da monografia foi feito através de pesquisas na área de gestão do escopo e de algumas ferramentas da qualidade, e como resultado desse estudo, foi feita uma proposta de utilização dessas ferramentas em cada processo de gestão do escopo. Finalizando o trabalho foi efetuado um estudo de caso aplicando as ferramentas nos pontos fracos que ocorreram durante a gestão de escopo de um projeto