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dc.contributor.advisorNadalin, Sergio Odilonpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Aldina Cássia Fernandes da, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherBarrozo, João Carlospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T15:13:07Z
dc.date.available2019-11-18T15:13:07Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57745
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Odilon Nadalinpt_BR
dc.descriptionCoorientador: João Carlos Barrozopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 28/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.324-344pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo versa sobre a imigração de japoneses de Okinawa para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, mas faz um recuo ao período anterior à saída dos imigrantes da Província, com o intuito de entender os acontecimentos e expectativas que envolvem a decisão de imigrar para a área de terra no norte do estado de Mato Grosso, denominada de Okinawamura. A proposta é de seguir a trajetória dos imigrantes e seus familiares a fim de compreender as questões que fazem parte das especificidades desse processo migratório e os elementos culturais, apropriados ou não, que constituem o processo de identificação okinawano. Para compreender como os okinawanos negociaram o processo de identificação, teve-se como ponto de partida estratos de tempos que englobam os processos de identificação histórica, as experiências vivenciadas, a política imigratória e a forma de considerar o imigrante na historiografia brasileira. Trata-se de entender os processos históricos que se entrelaçam na construção simbólica das diferenças culturais entre os japoneses de Okinawa e os outros nipônicos. Observou-se que as expectativas de morar em um espaço com seus conterrâneos denominado de Okinawamura envolvem a politica estadual que consolidou o projeto de colonização privada da colônia - Cooperativa Agropecuária Extrativa Mariópolis (CAPEM), as redes migratórias e as propagandas realizadas em Okinawa. Na sequência, procura-se apontar as vivências dos imigrantes no tempo de partir, navegar, o impacto de chegar às terras da colônia CAPEM e a instalação dos okinawanos na sociedade receptora. Considera-se que os imigrantes okinawanos trouxeram elementos culturais na bagagem, que em terras brasileiras foram fortalecidos e fazem parte da vivência dos descendentes constituindo a identificação social do grupo como okinawanos. Por meio da análise das táticas de apropriação das práticas culturais, pode-se entender como os imigrantes fortaleceram na terra de adoção seu universo cultural. A partir da veneração aos antepassados, pode-se perceber a constituição de uma memória familiar forte, que ainda se faz presente nas residências e orientam as ações de identificação dos okinawanos. A análise dessa prática religiosa dos okinawanos possibilita pensar a formação do sentimento de pertencimento, vivenciado no decorrer da trajetória dos imigrantes. A veneração aos antepassados é uma dimensão importante na constituição do "ser okinawano", pois transcende as gerações e se faz presente na vida dos descendentes na atualidade. A tessitura dessa pesquisa tem por base alguns conceitos como o de memória e identidade, a partir de suas interrelações no decorrer das experiências de vida dos imigrantes de Okinawa. Para subsidiar as reflexões busca-se a metodologia da história oral. Palavras-chave: Imigração. Okinawa. Memória. Identidade. Religiosidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study deals with the immigration of Japanese from Okinawa to Brazil after World War II, but it goes back to the period before the departure of immigrants from the Province, aiming at understanding the events and expectations which involve the decision to immigrate to the area in the north of the state of Mato Grosso called Okinawamura. The idea is to follow the track of the immigrants and their families in order to understand the issues that are part of the specificities of this migration process and the cultural elements, applicable or not, which constitute the Okinawan identification process. In order to understand how the Okinawan people negotiated the identification process, strata of time were taken as a starting point, encompassing the processes of historical identification, the lived experiences, the immigration policy and the way of considering the immigrant in Brazilian historiography. It is a question of understanding the historical processes that are connected in the symbolic construction of the cultural differences between the Japanese from Okinawa and other people from Japan. It was observed that the expectations of living in a space with their compatriots named Okinawamura involve the state policy that consolidated the private colonization project - Cooperativa Agropecuária Extrativa Mariópolis (CAPEM), the migratory networks and the advertisements carried out in Okinawa. In the sequence, it is tried to point out the experiences of the immigrants at the time to leave, to sail, the impact of reaching the CAPEM colony lands and the settlement of the Okinawans in the receiving society. It is considered that the Okinawan immigrants brought cultural elements in the baggage, which were strengthened in Brazilian lands and are part of the descendents' experience constituting the social identification of the group as Okinawans. By analyzing the tactics of appropriation of cultural practices, it can be understood how immigrants strengthened their cultural universe in the land of adoption. From the ancestors worship it can be realized the constitution of a strong familiar memory, which is still present in the residences and guide the actions of identification of the Okinawans. The analysis of this religious practice of the Okinawans makes it possible to think about the formation of a feeling of belonging experienced during the course of the immigrants' history. The ancestors worship is an important dimension in the constitution of being an Okinawan, since it transcends the generations and is present in the lives of the descendants today. The structure of this research is based on some concepts such as memory and identity starting from their interrelations during the life experiences of Okinawa immigrants. To support the reflections, the methodology of oral history is used. Key words: Immigration. Okinawa. Memory. Identity. Religiosity.pt_BR
dc.format.extent354 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectImigrantes japonesespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleMemória e identidade : história de vida de imigrantes japoneses de Okinawapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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