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    O Domínio pelos livros : a formação da identidade japonesa como parte do processo de centralização política na era Tokugawa

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    R - T - YURI SOCRATES SALEH HICHMEH.pdf (2.447Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Hichmeh, Yuri Sócrates Saleh, 1987-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O Japão da Era Edo (1603-1868) pode ser entendido como um momento de ricas transformações políticas e culturais. Parte destas transformações se deu a partir da consolidação de um modelo administrativo centrado na linhagem Tokugawa, que monopolizou o poder e desenvolveu um aparato burocrático amparado não apenas pelo poder das armas, mas também da produção e difusão cultural. Esta tese tem por objetivo determinar como o Japão daquele período cunhou a própria identidade a partir de elementos internos e externos ao arquipélago. A identidade japonesa, representada por padrões comportamentais, obras literárias e práticas rituais, foi produto do empreendimento de oposição do Bakufu Tokugawa a múltiplos "outros" que compuseram, em diferentes momentos, o cenário nipônico. Os europeus e o cristianismo, bem como elementos provenientes da China, atuaram como combustíveis para a consolidação de uma identidade que se expressou em âmbito cultural, marcada por ressignificações e apropriações de elementos estrangeiros, lidos a partir da ótico japonesa, a fim de diferenciar aquele espaço de seus vizinhos próximos ou visitantes ocidentais. A fim de satisfazer à tese proposta, utilizamos fontes ocidentais, bem como japonesas, abarcando desde o epistolário jesuíta e relatos de navegadores, bem como obras literárias e confucionistas, como as de Hayashi Razan, do Japão dos séculos XVII e XVIII. Palavras-chave: História do Japão. Cristianismo no Japão. Cultura escrita. Confucionismo. Era Tokugawa.
     
    Abstract: Edo Japan (1603-1868) is understood as a moment of rich political and cultural transformations. Some of these can be seen as part of the centralization process under the Tokugawa rule, which monopolized the power through a bureaucratic complex, based not only in the use of force, but also on the spread of cultural productions. This study aims to determine how Japan was able to create its own identity from its own understanding of the culture within and outside the archipelago. The Japanese identity, represented by various standards, literacy and rituals, was a reflex of the Bakufu's opposition towards the "other", composed mainly by the European and the Chinese. These foreigners and their legacy served as fuel for the forging of an identity marked by processes of cultural reappropriation and redetermination. This study is based on primary sources from European travelers and Jesuits, plus Japanese literacy and Confucianism scholar's, such as Hayashi Razan. Keywords: Japanese History. Christianity in Japan. Written Culture. Confucianism. Tokugawa.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57642
    Collections
    • Teses [165]

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