Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Maria Valéria da, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.creatorRosa, Ivone da Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-08T17:55:13Z
dc.date.available2025-08-08T17:55:13Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57461
dc.descriptionOrientador : Maria Valéria da Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Educação Médicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os constantes avanços que ocorrem na sociedade em seu âmbito tecnológico, social e político constituem novos paradigmas e a necessidade de reorganizar todas as esferas públicas. Inserido nessa nova realidade a educação e seus métodos de ensino vem sendo alvo de questionamentos, pois há exposta a obrigação de se adequar aos novos cenários promovidos pela inserção da tecnologia. A busca por essa adequação levou o ensino na área da saúde a metodologias que mecanizam seus profissionais, gerando a necessidade de discutir os modelos tradicionais de ensino empregado. Fatores esses que são ampliados pelo alto índice de insatisfação da sociedade nas relações de atendimento a saúde, a dificuldade de encontrar um profissional humanizado, gerando a necessidade de analisar o processo de formação nessa área. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar se "os métodos de ensino tradicionais dificultam o relacionamento interpessoal dos estudantes da área da saúde". Para tanto através de seleção de conteúdos em plataformas digitais como Scielo, CAPES, USP, foi realizado uma Revisão Teórica Integrativa através de Análise de Conteúdo de publicações de estudos teóricos e empíricos sobre o ensino humanizado, metodologias-ativas e relacionamento interpessoal nos cursos de Ciências de Saúde. A análise revelou que os estudantes detêm diversas dúvidas ao se relacionar com a realidade social de sua profissão, e que as inserções de metodologias ativas promovem o desenvolvimento de capacidades como autonomia, empatia e reconhecimento pessoal sobre a importância do conhecimento, pois a saída das esferas teóricas – científicas e os instigam a questionar a sua formaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The constant advances that occur in society in its technological, social and political scope constitute new paradigms and the need to reorganize all public spheres. Inserted in this new reality education and its teaching methods has been the subject of questions, since there is exposed the obligation to adapt to the new scenarios promoted by the insertion of technology. The search for this adequacy led the teaching in the health area to methodologies that mechanize their professionals, generating the need to discuss the traditional models of teaching employed. Factors that are amplified by the high index of dissatisfaction of the society in health care relations, the difficulty of finding a humanized professional, generating the need to analyze the training process in this area. Therefore, the present study aims to analyze whether "traditional teaching methods hamper the interpersonal relationship of students in the health area". For this purpose, through content selection on digital platforms such as Scielo, CAPES, USP, an Integral Theory Review was conducted through Content Analysis of publications of theoretical and empirical studies on humanized teaching, active methodologies and interpersonal relationships in the science courses The analysis revealed that students have several doubts in relation to the social reality of their profession, and that the insertions of active methodologies promote the development of capacities such as autonomy, empathy and personal recognition on the importance of knowledge, since the from the theoretical and scientific spheres and instigate them to question their formationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas no desenvolvimento do relacionamento interpessoal entre aluno/ pacientept_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples