dc.contributor.advisor | Novak, Eduardo Murilo, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Sanches, Diego Pereira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T11:05:02Z | |
dc.date.available | 2021-05-18T11:05:02Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57458 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Eduardo Murilo Novak | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciência da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Introdução: o ensino a distância é uma modalidade pedagógica com utilização de meios de comunicação e informação não estando presentes no mesmo ambiente geográfico. A qualidade do ensino médico com enfoque musculoesquelético vem mostrando-se deficitária. Médicos recém formados têm baixo percentual de resolutividade na atenção primária. Há dificuldade em oferecer ensino que atenda a demanda de conhecimento atualmente exigido. Objetivo: criar um modelo de ensino a distancia para aplicar aos graduandos de medicina na área especifica de ortopedia e traumatologia com intuito e aumentar conhecimento e resolutivadade diante de patologias musculoesqueléticas. Materiais e métodos: A monografia baseou-se na busca ativa dos atuais moldes de ensino da ortopedia nas universidades brasileiras e no exterior, modelos de avaliação usculoesquelético aos graduandos e inserção de ensino a distância
em ortopedia e traumatologia. Discussão: diversos estudos mostram que a atual
abordagem universitária é deficitária quando aplica-se conhecimento musculoesquelético. Resultados de avaliação mostram reprovação em 78% - 90% dos graduandos no último ano de curso sobre conhecimento especifico na ortopedia e traumatologia. Com isso, procurar maneiras e abordagens ativas são fundamentais para a melhoria do aprendizado. Uma destas maneiras é o ensino a distância. A adequação à disciplina de ortopedia e traumatologia com aulas em ambiente virtual de aprendizagem com simulações baseadas na problematização
demonstram um modelo eficiente atual de ensino sem infringir legislação atual. Alguns modelos no exterior mostram incremento para cerca de 90% na satisfação do conhecimento. Conclusão: a necessidade de melhorar o conhecimento ortopédico é uma realidade, pois é motivo de alta demanda na saúde com baixa resolutividade pelo médico que atende em unidade de saúde. Este baixo conhecimento gera filas, dispêndio de tempo e custos indevidos ao sistema único de saúde. Por isso, foi criado ferramenta de ensino a distância com aplicação musculoesquelética aos graduandos de medicina do 6º período de
faculdade com intuito de aumentar conhecimento nesta área. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (30 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Proposta de ensino a distância da ortopedia e traumatologia na graduação médica | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |