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dc.contributor.advisorNovak, Eduardo Murilo, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.creatorSanches, Diego Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-08T11:50:08Z
dc.date.available2025-08-08T11:50:08Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57458
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Eduardo Murilo Novakpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciência da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: o ensino a distância é uma modalidade pedagógica com utilização de meios de comunicação e informação não estando presentes no mesmo ambiente geográfico. A qualidade do ensino médico com enfoque musculoesquelético vem mostrando-se deficitária. Médicos recém formados têm baixo percentual de resolutividade na atenção primária. Há dificuldade em oferecer ensino que atenda a demanda de conhecimento atualmente exigido. Objetivo: criar um modelo de ensino a distancia para aplicar aos graduandos de medicina na área especifica de ortopedia e traumatologia com intuito e aumentar conhecimento e resolutivadade diante de patologias musculoesqueléticas. Materiais e métodos: A monografia baseou-se na busca ativa dos atuais moldes de ensino da ortopedia nas universidades brasileiras e no exterior, modelos de avaliação usculoesquelético aos graduandos e inserção de ensino a distância em ortopedia e traumatologia. Discussão: diversos estudos mostram que a atual abordagem universitária é deficitária quando aplica-se conhecimento musculoesquelético. Resultados de avaliação mostram reprovação em 78% - 90% dos graduandos no último ano de curso sobre conhecimento especifico na ortopedia e traumatologia. Com isso, procurar maneiras e abordagens ativas são fundamentais para a melhoria do aprendizado. Uma destas maneiras é o ensino a distância. A adequação à disciplina de ortopedia e traumatologia com aulas em ambiente virtual de aprendizagem com simulações baseadas na problematização demonstram um modelo eficiente atual de ensino sem infringir legislação atual. Alguns modelos no exterior mostram incremento para cerca de 90% na satisfação do conhecimento. Conclusão: a necessidade de melhorar o conhecimento ortopédico é uma realidade, pois é motivo de alta demanda na saúde com baixa resolutividade pelo médico que atende em unidade de saúde. Este baixo conhecimento gera filas, dispêndio de tempo e custos indevidos ao sistema único de saúde. Por isso, foi criado ferramenta de ensino a distância com aplicação musculoesquelética aos graduandos de medicina do 6º período de faculdade com intuito de aumentar conhecimento nesta área.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Introduction: distance learning is a pedagogical modality with the use of means of communication and information not being present in the same geographic environment. The quality of medical education with a musculoskeletal approach has been deficient. Newly trained doctors have a low percentage of resolving in primary care. There is difficulty in offering education that meets the demand for knowledge currently required. Objective: to create a model of distance education to apply to medical graduates in the specific area of orthopedics and traumatology with the aim of increasing knowledge and resolve in the face of musculoskeletal disorders. Materials and methods: The monograph was based on the active search of the current models of orthopedic education in Brazilian universities and abroad, models of musculoskeletal assessment to undergraduates and insertion of distance learning in orthopedics and traumatology. Discussion: several studies show that the current university approach is deficient when musculoskeletal knowledge is applied. Evaluation results show disapproval in 78% - 90% of undergraduates in the last year of course on specific knowledge in orthopedics and traumatology. In this way, looking for active ways and approaches is key to improving learning. One of these ways is distance learning. The adequacy to the discipline of orthopedics and traumatology with classes in a virtual learning environment with simulations based on problematization demonstrate an efficient current model of teaching without infringing current legislation. Some models abroad show an increase of around 90% in knowledge satisfaction. Conclusion: the need to improve orthopedic knowledge is a reality, since it is a reason for high demands on health with low resolution by the doctor who attends the health unit. This low knowledge generates queues, undue time and costs to the single health system. For this reason, a distance teaching tool was created with a musculoskeletal application to the medical students of the 6th period of the university, in order to increase knowledge in this areapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrtopediapt_BR
dc.subjectTraumatologiapt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleProposta de ensino a distância da ortopedia e traumatologia na graduação médicapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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