dc.contributor.advisor | Tizzot, Edison Luiz Almeida, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.creator | Fernandes, Ângela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T19:00:53Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T19:00:53Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57455 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Edison Luis Almeida Tizzot | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O uso de metodologias ativas no ensino é fortemente recomendado. Entretanto, o ensino centrado no professor ainda é abordado em muitas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Este estudo foi desenvolvido com objetivo de conhecer a influência dediferentes metodologias de ensino na aprendizagem dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A amostra foi composta por 40 acadêmicos matriculados na Radiologia Odontológica e Imaginologia 1, sendo 13 do sexo masculino e 27 do sexo feminino, com média de idade de 20,6 anos. O plano de ensino da disciplina foi organizado para ser ministrado com diferentes metodologias. Durante o semestre letivo foram aplicados dois questionários: 1) na metade do semestre e 2) ao final, onde o acadêmico deveria registrar o tema da aula em que ele mais aprendeu e aquele em que menos aprendeu. Os resultados demonstraram que nos questionários 1 e 2 os temas que mais foram absorvidos elos acadêmicos foram os que envolveram aula expositiva dialogada (27,5%) e teatro (27,5%) respectivamente. Enquanto que os temas que os acadêmicos menos aprenderam foram os relacionados com leitura e atividade domiciliar (70%) e o world café (27,5%), respectivamente. Concluiu-se que, segundo a opinião dos acadêmicos de Odontologia da UFPR, o uso de metodologias ativas e dinâmicas colaborou com a sua aprendizagem. Porém, ficou claro que essas atividades devem ser planejadas e bem explicadas a todos os sujeitos envolvidos para atingir os objetivos propostos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Questionarios - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Manejo de classe | pt_BR |
dc.title | Influência de diferentes metodologias na aprendizagem do acadêmico de odontologia | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |