Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBezerra, Cicero Aparecido, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorAgostini, Nicolept_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T17:52:16Z
dc.date.available2024-03-01T17:52:16Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57405
dc.descriptionOrientador : Cícero Aparecido Bezerra.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho procura avaliar em que medidas as frustrações e as satisfações acadêmicas (em torno das necessidades psicológicas básicas) dos estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, se relacionam com o seu desempenho acadêmico. A revisão teórica evidencia que a satisfação das necessidades psicológicas básicas de um estudante, refletem em um maior conforto no processo de aprendizagem e um maior engajamento. Aplica-se o questionário da NSFS para a coleta de dados, composto por 18 itens que abordam as frustrações e satisfações nos quesitos de relacionamento, competência e autonomia. Nesta pesquisa, admite-se o IRA como um fator determinante para a medição do desempenho acadêmico. Após os dados descritos, utiliza-se o teste de Kolmogorv-Smirnov para verificar a normalidade dos dados. Para verificar diferenças nos IRAs médios nos grupos de variáveis categóricas, são empregados os testes de medidas: T e H de Kruskal-Wallis. Utiliza-se a correlação de Spearman e a Correlação de Pearson para buscar relações existentes entre as variáveis. As relações estatisticamente significativas encontradas estão associadas ao IRA e a satisfação das necessidades básicas de relacionamento, especificamente: sentimentos de conexão, integração de ser importante. É concluído que IRAs maiores, estão relacionados a alto grau de satisfação na necessidade de relacionamento, assim como baixos IRAs estão relacionados com um baixo nessa necessidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleFrustração e satisfação no ambiente acadêmico : um estudo no Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples