dc.contributor.advisor | Bezerra, Cicero Aparecido, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Agostini, Nicole | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T17:52:16Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T17:52:16Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57405 | |
dc.description | Orientador : Cícero Aparecido Bezerra. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho procura avaliar em que medidas as frustrações e as satisfações acadêmicas (em torno das necessidades psicológicas básicas) dos estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, se relacionam com o seu desempenho acadêmico. A revisão teórica evidencia que a satisfação das necessidades psicológicas básicas de um estudante, refletem em um maior conforto no processo de aprendizagem e um maior engajamento. Aplica-se o questionário da NSFS para a coleta de dados, composto por 18 itens que abordam as frustrações e satisfações nos quesitos de relacionamento, competência e autonomia. Nesta pesquisa, admite-se o IRA como um fator determinante para a medição do desempenho acadêmico. Após os dados descritos, utiliza-se o teste de Kolmogorv-Smirnov para verificar a normalidade dos dados. Para verificar diferenças nos IRAs médios nos grupos de variáveis categóricas, são empregados os testes de medidas: T e H de Kruskal-Wallis. Utiliza-se a correlação de Spearman e a Correlação de Pearson para buscar relações existentes entre as variáveis. As relações estatisticamente significativas encontradas estão associadas ao IRA e a satisfação das necessidades básicas de relacionamento, especificamente: sentimentos de conexão, integração de ser importante. É concluído que IRAs maiores, estão relacionados a alto grau de satisfação na necessidade de relacionamento, assim como baixos IRAs estão relacionados com um baixo nessa necessidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Satisfação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Frustração e satisfação no ambiente acadêmico : um estudo no Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |