Frustração e satisfação no ambiente acadêmico : um estudo no Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo : O presente trabalho procura avaliar em que medidas as frustrações e as satisfações acadêmicas (em torno das necessidades psicológicas básicas) dos estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, se relacionam com o seu desempenho acadêmico. A revisão teórica evidencia que a satisfação das necessidades psicológicas básicas de um estudante, refletem em um maior conforto no processo de aprendizagem e um maior engajamento. Aplica-se o questionário da NSFS para a coleta de dados, composto por 18 itens que abordam as frustrações e satisfações nos quesitos de relacionamento, competência e autonomia. Nesta pesquisa, admite-se o IRA como um fator determinante para a medição do desempenho acadêmico. Após os dados descritos, utiliza-se o teste de Kolmogorv-Smirnov para verificar a normalidade dos dados. Para verificar diferenças nos IRAs médios nos grupos de variáveis categóricas, são empregados os testes de medidas: T e H de Kruskal-Wallis. Utiliza-se a correlação de Spearman e a Correlação de Pearson para buscar relações existentes entre as variáveis. As relações estatisticamente significativas encontradas estão associadas ao IRA e a satisfação das necessidades básicas de relacionamento, especificamente: sentimentos de conexão, integração de ser importante. É concluído que IRAs maiores, estão relacionados a alto grau de satisfação na necessidade de relacionamento, assim como baixos IRAs estão relacionados com um baixo nessa necessidade.
Collections
- Gestão da Informação [587]