dc.contributor.advisor | Tedeschi, Marcos Antonio, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Joslim, Marissol | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T17:40:49Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T17:40:49Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57403 | |
dc.description | Orientador : Marcos Antônio Tedeschi | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho teve como interesse principal identificar práticas de gestão do conhecimento na utilização de Educação a Distância visando seu reconhecimento e otimização como um recurso educacional válido para o ensino superior, na ótica da Sociedade da Informação e da educação híbrida. Análise de cunho qualitativo utilizou como metodologia a pesquisa exploratória descritiva e como técnica o estudo de caso para identificar as práticas de gestão do conhecimento na Universidade Federal do Paraná em seu curso de graduação em Gestão da Informação quanto a seu aproveitamento do ambiente virtual de aprendizagem por parte de seus professores em um período temporal de dois semestres. Fez-se necessário a identificação dos aspectos que permeiam a gestão do conhecimento, a correlação entre pessoas, tecnologia e processos de forma a compreender e identificar práticas a serem utilizadas para mensurar a gestão do conhecimento, ativo este intangível. Apresenta como resultados a utilização sumária das funcionalidades, fato que pode ser aprimorado com o decorrer do tempo e emprego de novas práticas educacionais tencionando em uma nova cultura educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sociedade da informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | A EAD como ferramenta de gestão do conhecimento na era da informação : um estudo de caso no Curso de Graduação de Gestão da Informação da UFPR | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |