A EAD como ferramenta de gestão do conhecimento na era da informação : um estudo de caso no Curso de Graduação de Gestão da Informação da UFPR
Resumo
Resumo : O presente trabalho teve como interesse principal identificar práticas de gestão do conhecimento na utilização de Educação a Distância visando seu reconhecimento e otimização como um recurso educacional válido para o ensino superior, na ótica da Sociedade da Informação e da educação híbrida. Análise de cunho qualitativo utilizou como metodologia a pesquisa exploratória descritiva e como técnica o estudo de caso para identificar as práticas de gestão do conhecimento na Universidade Federal do Paraná em seu curso de graduação em Gestão da Informação quanto a seu aproveitamento do ambiente virtual de aprendizagem por parte de seus professores em um período temporal de dois semestres. Fez-se necessário a identificação dos aspectos que permeiam a gestão do conhecimento, a correlação entre pessoas, tecnologia e processos de forma a compreender e identificar práticas a serem utilizadas para mensurar a gestão do conhecimento, ativo este intangível. Apresenta como resultados a utilização sumária das funcionalidades, fato que pode ser aprimorado com o decorrer do tempo e emprego de novas práticas educacionais tencionando em uma nova cultura educacional.
Collections
- Gestão da Informação [587]