A educação infantil no município de Araucária frente às demandas da educação das relações étnico-raciais
Resumo
Resumo : O presente trabalho monográfico buscou desenvolver um estudo e uma análise bibliográfica com o objetivo de verificar de que forma está inserida a Educação das Relações Étnico-Raciais nas Diretrizes Curriculares Municipais e em uma Proposta Pedagógica de um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Araucária, percebendo se efetivamente ela acontece perante a legislação em vigor. Também houve o intuito de verificar como a branquidade pode estar sendo um fator determinante para a não implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais na rede municipal de Araucária, visto que a maior parte da população da cidade é constituída de pessoas brancas. O foco principal do estudo foi a etapa educacional da Educação Infantil, por se tratar da base da educação e primeiro meio social extrafamiliar que a criança inicia sua aprendizagem sobre o mundo. A pesquisa revelou uma enorme defasagem nos documentos norteadores da Educação Infantil do município com relação à legislação da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 referente ao ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.