Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas
Resumo
Resumo : As cotas para negros no Brasil contribuem para a inserção dos afro-descendentes no ensino superior, especificamente em universidades públicas do país, possibilitando a estes oportunidades e direitos à educação, considerando que o negro no Brasil sofreu e sofre ainda hoje preconceitos oriundos da época da escravidão. Assim, este estudo tem o objetivo de promover ações afirmativas nas universidades públicas, pensando no crescimento intelectual, social e moral dos alunos negros, com vistas a obter as mesmas condições de aprendizado que a população favorecida. Considera-se contribuir com estudantes afro-descendentes em situação socioeconômica baixa, de maneira a garantir uma reorganização da inserção dos alunos em universidades públicas, para resgatar através das cotas a identidade do negro reconhecido e respeitado, bem como analisar a lei de cotas e sua aplicabilidade, discutindo os encaminhamentos dados pela Universidade Federal do Paraná. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, com coleta de informações em livros e periódicos especializados, além de mencionar estudo realizado em 2007 pela Fundação Araucária e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (Neab/UFPR) que, em parceria,criaram o projeto Memórias dos Cotistas Raciais da UFPR, para acompanhar essa experiência pioneira na universidade. Tal estudo priorizou ouvir as experiências vivenciadas pelos cotistas. Abstract : The quotas for blacks in Brazil contribute to the integration of african descent in higher education, especially in public universities in the country, enabling these opportunities and rights to education, whereas the black in Brazil suffered and still suffers today prejudices derived from the time of slavery. This study aims to promote affirmative action in public universities, thinking of the intellectual growth, social and moral development of black students with a view to achieve the same learning conditions that favored population. It is considered to contribute african descent students in low socioeconomic status, in order to ensure a reorganization of the insertion of students in public universities, to rescue through quotas the identity of recognized and respected black and analyze the quota law and its applicability, discussing the referral date from the Federal University of Parana. Therefore, there was literature, with information gathering in specialized books and periodicals, as well as mention study in 2007 by the Foundation Araucaria and the Center for AfroBrazilian Federal University of Parana Studies (NEAB / UFPR), in partnership, created the project Memories of Shareholders breed UFPR, to accompany this pioneering experience at the university. This study gave priority to listen to the experiences of the unitholders.