Classe dominante na "Revolução de 1930" : análise de duas teses historiográficas
Resumo
Resumo : O presente estudo tem como objetivo analisar o conceito de classe dominante nasteses historiográficas sobre a Revolução de 1930 formuladas nas obras A Revolução de 1930 -Historiografia e História, de Boris Fausto e 1930 – O Silêncio dos Vencidos, de Edgar DeDecca. Para tanto, foi elaborada uma contextualização histórica da Primeira República (1889-1930), discutindo seus principais aspectos políticos e econômicos, e realizada uma breverevisão bibliográfica sobre o tema. Por fim, o conceito de classe dominante foi examinadopelo significado que possui nas teses apresentadas e em como é articulado nas interpretaçõessobre o movimento revolucionário de 1930. Os resultados desta análise indicaram que não háum detalhamento dos fundamentos teóricos do conceito empregado nos estudos mencionados.As conclusões do trabalho assinalaram que, ainda que representem versões e perspectivasdistintas sobre o mesmo evento, ambos os autores utilizaram uma mesma construção teórica,o que permite, todavia, concluir sobre a eficácia explicativa do conceito
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- Sociologia política [197]