Fotografia como ferramenta de promoção turística no município de Morretes – PR
Resumo
A imagem do destino turístico constrói-se previamente ao turista consumar de fato a viagem. Tal imagem será concebida conforme o destino for exposto ao turista, relacionando-se ainda com as percepções e entendimentos próprios deste indivíduo. O produto turístico possui como característica primária a intangibilidade, de modo que não seja possível realizar testes ou devoluções, assim, a fotografia desponta-se como meio de reconhecimento do mesmo. Dada a possibilidade que a fotografia representa em trans-formar a percepção que se possui em relação ao destino turístico, esse estudo objetiva avaliar o uso da fotografia no turismo como ferramenta de transformação da percepção do destino, ao estimular a criação e divulgação de imagens fotográficas do destino bem como indicando noções de composição dessas imagens. Executou-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica a fim de descrever conceitos pertinentes à promoção turística e imagem do destino turístico, apresentando também conceitos relativos à fotografia e como esta se relaciona com o turismo. Realizou-se também uma pesquisa no sítio Trip Advisor com o intuito de reconhecer os atrativos naturais de Morretes, qual apontou 9 atrativos. Para coleta de dados, utilizou-se de questionário fundamentado nos conceitos acima elencados, cuja aplicação se deu a partir das fotos publicadas no perfil do Instagram Morretiando, haja visto a ausência de um perfil oficial do município de Morretes.Os resultados obtidos com este trabalho indicam que o Instagram como ferramenta de promoção turística por meio das fotografias alteraria de forma positiva a promoção que já ocorre no município, porém, não tão eficaz decorrente da desinformação e desqualificação dos profissionais turísticos em relação às novas estratégias de divulgação nas redes sociais, no caso deste trabalho, o Instagram.