No caminho de ser professor : vozes de quatro egressos do curso de licenciatura em linguagem e comunicação da UFPR-Litoral
Resumo
Resumo : Este trabalho tem por finalidade dar voz ao egresso do curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, analisando as respostas dos egressos ao questionário aplicado na pesquisa "Por Onde Anda: Apontamentos sobre os Caminhos após a Conclusão do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação da UFPR-Litoral", fazendo uma reflexão a partir das respostas dos egressos que descreveram suas trajetórias no início da carreira profissional. Para compreensão dos dados analisados neste estudo traz-se uma reflexão sobre os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do litoral do Estado do Paraná e algumas observações sobre o Processo Seletivo Simplificado, um dos principais instrumentos utilizados pela Secretaria de Estado da Educação para a contratação de professores em regime especial. Por fim, reflexões sobre situações encontradas no início da carreira, os caminhos seguidos para a inserção profissional em um mercado de trabalho com poucas oportunidades e as perspectivas dos egressos da amostra analisada. Palavras-chave: egressos; professor iniciante; dificuldades de inserção.