Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScarinci, Silvana Ruffier, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorAlves Filho, Rubens Rosapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T20:54:08Z
dc.date.available2022-05-03T20:54:08Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56936
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Silvana R. Scarincipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 18/05/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.179-183pt_BR
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho apresentamos uma análise texto-musical dos principais recitativos e árias de quatro personagens da tragédie en musique, Ariane et Bacchus, de Marin Marais, composta em 1696. Para chegarmos até as análises, abordamos, primeiramente, três temas que formam as bases da tragédia musical francesa - tragédia clássica, versificação e declamação. Depois de refletirmos sobre a gênese da ópera na Itália, berço desse gênero musical, focamos em sua criação na França, país de origem de Marin Marais, compositor de Ariane et Bacchus. Logo após, apresentamos as definições dos tipos de recitativos e ária e por fim, apresentamos as análises, em que os elementos textuais e os musicais são interpretados de forma correlacionada. Palavras chave: Tragédie en musique. Ópera francesa. Barroco. Marin Marais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the present work we present a text-music analysis of the main recitatives and arias of four characters from the tragédie en musique, Ariane et Bacchus, by Marin Marais, composed in 1696. In order to get to the analyzes, we first address three themes that form the basis of French musical tragedy - classical tragedy, versification and declamation. After reflecting on the genesis of the opera in Italy, the birthplace of this musical genre, we focused on its creation in France, the country of origin of Marin Marais. Subsequently, we present the definitions of the types of recitatives and aria and, finally, we present the analyzes, in which the textual and musical elements are interpreted in a correlated way. Keywords: Tragédie en musique. French opera. Baroque. Marin Marais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectÓpera - Françapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMarais, Marin, 1656-1728pt_BR
dc.titleAriane et Bacchus (1696) de Marin Marais : uma análise texto-musical sobre os principais recitativos e áriaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples