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dc.contributor.authorSouza, Paulo César Tavares dept_BR
dc.contributor.otherPrado, Adriana Luiza do, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-28T22:35:10Z
dc.date.available2019-03-28T22:35:10Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56923
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Pradopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa deMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.52-54pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em um mundo centrado na tecnologia, as relações humanas acabam ficando em um segundo plano. O desenvolvimento tecnológico acarretou em uma dependência cada vez maior dos recursos eletrônicos no cotidiano das pessoas. Os recursos tecnológicos modernos possibilitam uma maior rapidez nas respostas aos problemas que são colocados, mas tem como efeito colateral o distanciamento nas relações humanas, uma menor necessidade da criatividade na obtenção das soluções e compreensão de problemas. Neste contexto, este trabalho faz uma articulação entre o uso de materiais didáticos artesanais e o uso de recursos digitais de ensino, levantando reflexões necessárias para que o uso de metodologias alternativas de ensino não sejam apenas modismos. O uso de materiais didáticos manipuláveis artesanais não contrapõe o uso dos recursos tecnológicos computacionais, pois eles podem ser complementares. Esses modelos mostram como os estudantes podem construir conceitos e representações relativos aos conteúdos da matemática escolar, em particular da trigonometria, para elaborar e desenvolver o processo de ensino e aprendizagem diferente do que existe nas escolas. Os modelos propostos possibilitarão diversas formas para o trabalho escolar, levando os estudantes a se envolverem mais intensamente com o processo de aprendizagem e a construírem, eles próprios, seu conhecimento matemático. Palavras-Chaves: Trigonometria, Materiais Manipuláveis, Recursos Digitais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In a technology-centered world, human relationships have ended up in the background. Technological development has led to an increasing reliance on electronic resources in people's daily lives. On the one hand, modern technological resources allow faster response to the problems that are posted. On the other hand, there has been detachment in human relations, causing less need for creativity in obtaining solutions and understanding problems. In this context, this thesis reflects on the use of alternative teaching strategies, which articulates the use of manipulative materials with digital resources. Therefore, the use of manipulative materials in teaching does not counteract the use of digital resources, as they may be complementary. These models show how students can construct representations and concepts of school mathematics, particularly trigonometry, to elaborate and develop a teaching and learning process that differ from what already exists in schools. The proposed models will enable diverse forms of school work, leading students to become more deeply involved in the learning process and to construct their own mathematical knowledge themselves. Keywords: Trigonometry; Manipulative Materials; Digital Resources.pt_BR
dc.format.extent54 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.titleMateriais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometriapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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