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dc.contributor.advisorVieira, Darli Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gerência de Sistemas Logísticospt_BR
dc.creatorStricker, Luis Gastaopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-22T18:46:23Z
dc.date.available2024-05-22T18:46:23Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56887
dc.descriptionOrientador: Darli Rodrigues Vieirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gerência de Sistemas Logísticospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Desde 1872, quando o antigo ancoradouro começou a passar sua primeira transformação para um porto moderno naquela época. Várias transformações foram feitas até se criar a APP A ou Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, dentro da concessão em vigor entre o Estado do Paraná e o Governo Federal. Com localização privilegiada perante a beleza de sua Baía, mas lhe trazendo diversos problemas pelo lado ambiental que tem que serem equacionados. Com um acesso marítimo constantemente necessitando de dragagem, os acessos rodoviário e ferroviário que tem uma barreira natural que é a Serra do Mar, se tomam modais que requerem um estudo bem aprofundado e cuidadoso, para que não sejam uns obstáculos intransponíveis ao desenvolvimento do Porto de Paranaguá. Sua localização perante o Município de Paranaguá é outro ponto de conflito, que tem de ser trabalhado. Perante as cargas destinadas ao porto durante sua existência, têm-se claramente a sua influência dentro dos Estados do Paraná, Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul no setor de granéis vegetais, porém quanto a sua influência nas cargas contêinerizadas e geral, mostra-se um porto com dificuldade de atracação de super conteineros e graneleiros de grande porte, devido ao seu baixo calado no canal de acesso, em relação a estes navios. Quanto às suas áreas de armazenagem, têm-se notado um grande impulso no seu crescimento, mas devido a sua retro área estar espremida entre o município e a proteção ambiental da Mata Atlântica, encontra-se inibida ao seu crescimento repentino e intenso. Quanto à sua situação perante a lei nº 8.630 de modernização dos portos, têm-se notado o seu avanço à privatização total, mas com certa inibição devido aos diversos problemas acarretados pelas longas batalhas judiciais, principalmente na área trabalhista e devido a sua gestão estar diretamente ligada a situação política no estado e na alçada federal. A caminhada em direção à eficácia de suas operações, para obter condição de disputa em igualdade de condições com os diversos portos mundiais no comércio internacional, passa obrigatoriamente pela completa informatização nas tecnologias utilizadas por todos os envolvidos no processo de importação e exportação. Para o aumento da competitividade, diverso e grandes investimentos precisam ser efetivados pelas Autoridades Públicas no tocante à infra-estrutura portuária e pelas empresas privadas nas diversas áreas privatizadas. Para que o porto alcance um nível ótimo de condição de disputa no comércio internacional, angariando divisas importantes para o equilíbrio econômico e desenvolvimento do Paíspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectParanaguá, Porto de (Paranaguá, PR)pt_BR
dc.subjectPortos - Administraçãopt_BR
dc.titleEstrutura e funcionamento do Porto de Paranaguá : desafios para o aumento da vantagem competitiva em logísticapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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