Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPitre-Vásquez, Edwin Ricardopt_BR
dc.contributor.authorBorba, Julio César Matos, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T16:14:21Z
dc.date.available2019-05-18T16:14:21Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56877
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.126-132pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Chamamé instrumental se estabeleceu no estado de Mato Grosso do Sul na década de sessenta com o acordeonista Zé Corrêa (1945-1974). Desde então surgiu um modo de execução denominado de Estilo Duetado, preservado e difundido por Dino Rocha (1951-), referência viva dessa prática musical na região, a partir da década de setenta até a atualidade. A pesquisa constatou que o Estilo Duetado apresenta inovações tanto na interpretação como na composição do Chamamé. Na etnografia realizada entre 2016 e 2017, na cidade de Campo Grande (MS), foi possível encontrar características musicais e extramusicais do Chamamé onde as peculiaridades da cultura oral, o conhecimento incorporado através da prática e a experiência musical como fundamento para seu reconhecimento e apropriação foram determinantes para este estudo. As possíveis origens, história e fixação do Chamamé no Mato Grosso do Sul possibilitaram entender o processo intercultural ocorrido problematizado e analisado pela ótica da etnomusicologia, história oral, sociologia e antropologia, de maneira dialógica. Palavras-chave: Estilo Duetado. Chamamé. Campo Grande - Mato Grosso do Sul. Etnomusicologia. Música popular.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: . The instrumental kind of music chamamé was established in the State of Mato Grosso do Sul in the sixties, with the accordionist Zé Corrêa (1945-1974) and the so called Duetado Style, preserved and spread by Dino Rocha (1951), the biggest reference of this musical practice in the region from the seventies up to these days. It was seen that the Duetado Style presents innovations in the chamamé interpretation and composition. The ethnographic study carried out between 2016 and 2017 found out that it was possible to find the inner and outer musical features of chamamé and the peculiarities of the oral culture as the knowledge incorporated through practice and experience as a basis for explanation. The possible beginning, history and immigration of the chamamé to the Brazilian State of Mato Grosso do Sul made the problematization of an intercultural process possible, analyzed from the point of view of ethnomusicology, sociology and anthropology, in a dialogical way. Keywords: Duet style. Chamamé. Campo Grande - Mato Grosso do Sul. Ethnomusicology. Popular music.pt_BR
dc.format.extent143 p. : il., música.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectChamamé (Música)pt_BR
dc.titleEstilo duetado : o chamamé instrumental em Campo Grande, Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples