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    Estilo duetado : o chamamé instrumental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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    R - E - JULIO CESAR MATOS BORBA.pdf (9.109Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Borba, Julio César Matos, 1990-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O Chamamé instrumental se estabeleceu no estado de Mato Grosso do Sul na década de sessenta com o acordeonista Zé Corrêa (1945-1974). Desde então surgiu um modo de execução denominado de Estilo Duetado, preservado e difundido por Dino Rocha (1951-), referência viva dessa prática musical na região, a partir da década de setenta até a atualidade. A pesquisa constatou que o Estilo Duetado apresenta inovações tanto na interpretação como na composição do Chamamé. Na etnografia realizada entre 2016 e 2017, na cidade de Campo Grande (MS), foi possível encontrar características musicais e extramusicais do Chamamé onde as peculiaridades da cultura oral, o conhecimento incorporado através da prática e a experiência musical como fundamento para seu reconhecimento e apropriação foram determinantes para este estudo. As possíveis origens, história e fixação do Chamamé no Mato Grosso do Sul possibilitaram entender o processo intercultural ocorrido problematizado e analisado pela ótica da etnomusicologia, história oral, sociologia e antropologia, de maneira dialógica. Palavras-chave: Estilo Duetado. Chamamé. Campo Grande - Mato Grosso do Sul. Etnomusicologia. Música popular.
     
    Abstract: . The instrumental kind of music chamamé was established in the State of Mato Grosso do Sul in the sixties, with the accordionist Zé Corrêa (1945-1974) and the so called Duetado Style, preserved and spread by Dino Rocha (1951), the biggest reference of this musical practice in the region from the seventies up to these days. It was seen that the Duetado Style presents innovations in the chamamé interpretation and composition. The ethnographic study carried out between 2016 and 2017 found out that it was possible to find the inner and outer musical features of chamamé and the peculiarities of the oral culture as the knowledge incorporated through practice and experience as a basis for explanation. The possible beginning, history and immigration of the chamamé to the Brazilian State of Mato Grosso do Sul made the problematization of an intercultural process possible, analyzed from the point of view of ethnomusicology, sociology and anthropology, in a dialogical way. Keywords: Duet style. Chamamé. Campo Grande - Mato Grosso do Sul. Ethnomusicology. Popular music.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56877
    Collections
    • Dissertações [201]

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