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dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Finanças Corporativaspt_BR
dc.creatorMeira, Marcos Robertopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-22T18:43:15Z
dc.date.available2024-05-22T18:43:15Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56874
dc.descriptionOrientador: Pedro Jose Steiner Netopt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Finanças Corporativaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos cresceu consideravelmente a preocupação das empresas com relação aos temas da Responsabilidade Social, Ética e Governança Corporativa. O papel público das empresas, antes considerado como sendo somente gerar empregos, produtos e serviços já não atende mais as exigências da sociedade atual. A maior conscientização dos indivíduos leva as organizações a assumirem obrigações até então consideradas somente do Estado. Neste intuito, há uma busca cada dia maior por parte das empresas, em vincular sua imagem à noção de Responsabilidade Social, demonstrando sua preocupação não somente com a produção de bens e serviços, mas também com a busca do bem estar social através da valorização do homem, do meio ambiente e da ética em seus negócios. O conceito de Responsabilidade Social empresarial vem se moldando a cada ano, passando de um foco puramente filantrópico para uma dimensão estratégica para as empresas, contribuindo de forma mais direta para a sua permanência e sustentabilidade no longo prazo. No estudo foram abordados conceitos de Responsabilidade Social empresarial e também suas dimensões nas visões de alguns autores, tendo como base principal a publicação da editora Saraiva : Ética e Responsabilidade Social nos Negócios , e o estudo realizado pelo IPEA : A Iniciativa Privada e o Espírito Público, Um retrato da ação social das empresas do Sul do Brasil. Procurou-se evidenciar neste estudo que a existência de um projeto social não apresentará os efeitos desejados se partir de um único departamento, assim como se a sua filosofia e propósito não estiverem incorporados à cultura e valores da organização, devendo portanto, envolver todos os setores, contando com o apoio e incentivo da alta gerência. Também foi relatado que a empresa que privilegia a responsabilidade social em seus negócios, busca por afinidade, outras empresas que também atuam valorizando a ética e transparência, formando uma rede de relacionamentos. Observou-se que, a divulgação do balanço social garante às empresas retornos consideráveis, sendo na forma de fortalecimento da imagem, retorno financeiro, seleção e manutenção de novos talentos profissionais, motivação e comprometimento de seus funcionários. Contudo, constatou-se a importância da atuação da responsabilidade social das empresas como forma de permanência e sustentabilidade em um mercado de constantes mudanças como é o atual. Com isso, a expectativa da sociedade em relação ao comportamento ético das empresas vai continuar aumentando à medida que a mesma sociedade torna-se esclarecida com relação aos problemas enfrentados em nosso paíspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.titleResponsabilidade social no ambiente corporativo : um perfil das empresas do sul do paíspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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