Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPitta, Maurício Fernando, 1992-pt_BR
dc.contributor.authorBranco, Viviane Pruxpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-10T14:51:32Z
dc.date.available2022-01-10T14:51:32Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56870
dc.descriptionOrientador: Prof.º Ms. Maurício Fernando Pittapt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 31-32pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho está voltado para aspectos filosóficos e sociais que englobam os preceitos e fundamentos da Crise da Razão e da Tecnologia sob a proposta de Theodor Wiesengründ Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) pela escola de Teoria Crítica. Seu objetivo geral é perquirir porque na atual sociedade o desenvolvimento social e tecnológico se imbrica a alienação. E sob a ótica de Adorno e Horkheimer, relacionar a Teoria Crítica e sua aplicabilidade no ensino de Filosofia do Ensino Médio. Assim, tornou-se necessária a busca de conceitos na Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer, capaz não só de denunciar a Crise de Razão existente, mas de explicar a possibilidade de um esclarecimento mais racional destas questões dentro da sala de aula. A metodologia caracteriza-se em análise bibliográfica, em estudos e reflexões sobre a crise da Razão, que dará atenção aos seguintes subtemas: tecnologia, indústria cultural, razão instrumental, esclarecimento e emancipação. Neste texto, são revistos Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento (1985) e Educação e Emancipação, Adorno (2000). O trabalho apresenta conclusões parciais, pois apesar de denunciar uma Crise da Razão, os estudos geram novas provocações.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (32 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRazao - Filosofiapt_BR
dc.subjectCapitalismo - Filosofiapt_BR
dc.subjectTecnologia - Filosofiapt_BR
dc.titleTecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples