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dc.contributor.authorRibeiro, Valdirpt_BR
dc.contributor.otherSilva, Darice Alessandra Deckmann Zanardini dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T13:04:59Z
dc.date.available2021-06-09T13:04:59Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56868
dc.descriptionOrientadora: Darice Alessandra Deckmann Zanardinpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, propomo-nos a investigar e analisar um problema que acompanha a humanidade desde os seus primórdios: a angústia. A inquietação da alma, angústia ou melancolia, de acordo com as pesquisas realizadas, é apresentada não como um mal ou uma doença, mas como uma possibilidade de se alcançar a infinitude humana. A angústia é abordada conceitualmente por Kierkegaard em seu livro "O conceito da angústia". De acordo com Kierkegaard, a angústia possui um papel motor e motivador. Essa também se relaciona às nossas escolhas, cuja finalidade é nos libertar da finitude material. A angústia é abordada e vivenciada na obra "Infância", de Graciliano Ramos. O personagem-narrador sofre na carne e na alma as agruras impostas pelos pais, professores e colegas de escola. Além destes, o escritor brasileiro Moacyr Scliar também explora este tema em dois textos apresentados neste trabalho. Os textos de Scliar mostram como a tristeza da alma pôde e pode influenciar o espírito criador através do tempo e do espaço. A relevância deste trabalho se dá pelo fato de alunos de ensino médio viverem em uma modernidade que os pressiona e que os faz estar em quase constante estado de angústia. Pretendemos, assim, auxiliar o aluno na compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca, a partir de problematizações e de questionamentos mostrados nos textos filosóficos e de experiências apresentadas nos textos literários e na poesia, pois espera-se que o discente entenda que muitas dúvidas do passado ainda fazem parte do presente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work, we propose to investigate and analyze a problem that accompanies the humanity since its beginning, the anguish. The restlessness of the soul, anguish or melancholy, according to the researches carried out, is presented not as an evil or a disease, but as a possibility of reaching human infinity. Anxiety is conceptually addressed by Kierkegaard in his book "The Concept of Anxiety". According to Kierkegaard, anxiety has a driving and motivating role. It also relates to our choices, f which is to free ourselves from the material finitude.The anguish is approached and experienced in the work "Childhood", written by Graciliano Ramos. The narrator character suffers in the flesh and soul the hardships imposed by his parents, teachers and school friends. Besides these authors, the Brazilian writer Moacyr Scliar also explores this theme in two texts presented in this work. The texts of Scliar show us how the sadness of the soul could and yet can influence the creative spirit through time and space. The relevance of this work is given by the fact that students who live in this modern world are under pressure, they are pushed to make decisions and because of this they have experienced a constant state of anguish. In this way we intend to help the student in understanding himself and the world that surrounds him, based on problematizations and questions shown in philosophical texts and experiences presented in literary texts and in poetry, since the student is expected to understand that many doubts from the past are still part of the presentpt_BR
dc.format.extent1 arquivo (26 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectKierkegaard, Soren, 1813-1855pt_BR
dc.subjectAngustiapt_BR
dc.subjectEscolha (Psicologia)pt_BR
dc.subjectMelancoliapt_BR
dc.titleAngústia, melancolia e suas implicações nos jovens estudantes do século XXI : diálogos entre a filosofia de Kierkegaard e a obra "Infância" de Graciliano Ramospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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