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dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Roberto Jardim da, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-26T12:20:40Z
dc.date.available2021-07-26T12:20:40Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56857
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Celso Moraes Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino médio tem se tornado, a cada dia, mais desafiador. Isso porque, o perfil dos alunos existentes atualmente na escola é diferente dos alunos de alguns anos atrás – uma vez que, estes são bombardeados por informações rápidas e fáceis, advindas das mais variadas fontes, o que leva a um certo desinteresse e descrédito a escola – assim como também mudaram as exigências feitas ao professor, enquanto educador. No caso da Filosofia, bem como da Sociologia, para além dos desafios usuais, há ainda um agravante, que é o fato de que se tratam, oficialmente, de disciplinas novas no currículo, implantadas desde 2009, não tendo assim, uma tradição disciplinar no ensino médio. Dessa forma, o papel dos professores e professoras acaba por não se restringir apenas ao ensino da disciplina, uma vez que, os profissionais necessitam enfatizar a todo momento a importância da mesma, o que outras disciplinas consolidadas na escola não necesistam fazer. Assim, ensinar Filosofia neste contexto torna-se um desafio maior, com suas específicidades, e que demanda um pouco mais de atenção também no que diz respeito aos conteúdos, especificamente. Isso porque, em 2003, foi sancionada a lei 10639/03, que prescreve que, todas as disciplinas do ensino médio, sobretudo as disciplinas de ciências humanas, tenham em seus conteúdos a história e cultura africana e afrobrasileria de forma positivada. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma discussão sobre o ensino de Filosofia no ensino médio, levando em consideração, especificamente, os desafios de ensinar Filosofia atendendo aos preceitos estabelecidos pela lei 10639/03. A questão que nortea este trabalho é que desafios se apresentam para os professores de Filosofia ao contemplar a lei 10639/03 bem como os preceitos dos Direitos Humanos. Este trabalhos busca, a partir da identificação de tais desafios, propor alternativas para que o ensino de Filosofia seja bem sucedido superando os mesmospt_BR
dc.format.extent1 arquivo (30 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs desafios do ensino de filosofia na aplicação a lei 10639/03 atendendo aos princípios dos direitos humanospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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