dc.contributor.author | Silva, Neusa da, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Darice Alessandra Deckmann Zanardini da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T17:06:02Z | |
dc.date.available | 2021-09-16T17:06:02Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56854 | |
dc.description | Orientadora: Darice Alessandra Deckmann Zanardini | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho se justifica considerando que não existe uma espécie de
educação voltada para a finitude humana nos contextos escolares, tal assunto é
considerado tabu entre professores e alunos, assim como para toda sociedade.
Portanto, pode-se vislumbrar a importância da análise proposta que identifique a
causa do temor da morte e da possibilidade de tal medo estar ligado ao vazio
existencial que o mesmo provoca. Considerando que para mudar a maneira como as
pessoas pensam e encaram o fim da vida, entende-se que é fundamental que se
dialogue sobre a morte nas escolas. Ao investigar sobre os motivos que levam as
pessoas a evitarem falar sobre a finitude e, ao buscar dentro da filosofia um
"bálsamo" para a angústia existencial, pretende-se chegar a um conhecimento que
possa trazer para os jovens do ensino médio uma possibilidade de reflexão acerca
da morte, proporcionando, assim, mais significado à vida | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (32 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Morte e angústia existencial : uma reflexão no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |