Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVentura, Maria Domingos Pereirapt_BR
dc.contributor.otherFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T16:16:01Z
dc.date.available2021-11-03T16:16:01Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56844
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Karen Franklin da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo pretende analisar as construções discursivas empregadas na prática do Bullying e como as mesmas refletem conceitos de estética que trazem em seu bojo preconceitos que em muito se distanciam do ideal de beleza buscado pelos filósofos ao longo 2600 anos de história da filosofia. A pesquisa será predominantemente exploratória quanto ao seu objetivo, utilizando o método bibliográfico buscando nos textos de Platão e Hume o conceito de beleza e como se dá a passagem de um ideal para uma prática que se pauta em um ideal de beleza que em muito se distancia do conceito original e que acaba por gerar sérios problemas, em especial, no ambiente escolar. A análise tem como corpus o livro X da República de Platão, Do padrão do gosto e artigos sobre o Bullying no ambiente escolar. A partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin e o Círculo, buscou-se compreender como são representadas no ambiente escolar as relações entre praticantes e vítimas do Bullying. Como resultado observou-se que certo ideal de beleza e valores divulgados pelos meios de comunicação acaba por levar à prática do Bullying preferencialmente envolvendo pessoas que não se encaixam em determinados padrões.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (38 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.titleA estética da exclusão : o bullying na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples