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dc.contributor.authorGerent, Luciana Carolinept_BR
dc.contributor.otherFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-18T12:16:13Z
dc.date.available2022-01-18T12:16:13Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56831
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Karen Franklinpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 41-42pt_BR
dc.description.abstractResumo: Durante a história da Filosofia ocidental, a partir dos socráticos, o corpo intrigou diversos pensadores que lhe investiram marcas conceituais, transformandoo em fonte de questionamentos filosóficos. Paradoxalmente, na atualidade, o corpo parece destituído do ambiente educacional, especialmente das disciplinas que estudam o humano. Este trabalho buscou resgatar as possibilidades de inserção do corpo como problema filosófico a partir de dois autores clássicos da Filosofia: Platão, com a teoria dos duplos e Michel Foucault, com sua visão dos corpos institucionalizados. Após estudos bibliográficos, foram produzidas propostas de sequências didáticas com a temática ‘corpo’ afim de incentivar e instrumentalizar os(as) professores(as) de Filosofia do Ensino Médio a inserirem essa categoria no planejamento curricular. Cada um dos dois pensadores escolhidos para compor essa proposta de ensino representam uma época distinta da Filosofia, ainda assim, ambos mantêm um posicionamento sobre os aspectos do corpo como parte indissociável dos exercícios espirituais e da filosofia como forma de vida. Destaca-se, portanto, a importância de debates que levem os(as) jovens a produzir questionamentos e reflexões sobre o corpo na tradição filosófica, mas sobretudo reconhecendo-se como sujeitos de corporeidade.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (42 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Educaçãopt_BR
dc.subjectCorpo humano - Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleFilosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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