Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWiviurka, Eduardo Seino, 1987-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Leane Maria dos Santos Santana dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-26T13:18:20Z
dc.date.available2021-07-26T13:18:20Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56827
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduardo Seino Wiviurkapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho faz considerações teórico-metodológicas sobre a pesquisa a respeito do relacionamento em sala de aula, do professor de filosofia com os alunos de 1º ano do Ensino Médio. Por ser um assunto polêmico, não pretende este trabalho inferir, sugerir ou deduzir algo de absoluto, a não ser observar o que o aluno tem a dizer sobre a existência ou não de Deus, sem interferir na opinião de cada aluno com doutrinas religiosas, definições pré -concebidas, preconceitos ou o que quer que interfira no pensamento e no posicionamento do aluno. A escolha do autor e da obra deve-se ao fato de que este tema (a existência ou não de Deus) está sempre em pauta nas discussões, exemplos e exposições dos filósofos, tanto da antiguidade quanto contemporâneos. O próprio Agostinho teve suas perguntas, pensamentos, dúvidas e questões a respeito de si mesmo, da existência humana, da fé, da Bíblia e da existência de Deus, até o momento que, por meio de seus muitos estudos, pesquisas e diálogos, obteve sua própria convicção. O que se pretende é encorajar o aluno do primeiro ano do Ensino Médio a interagir posicionando-se a respeito, com argumentações convincentes, após estar ciente e ter entendido as colocações dos autores em suas obras e escolhendo a que lhe convier, segundo sua própria opinião a respeito do tema. O aluno deve constatar que é capaz de defender seu ponto de vista, argumentando filosoficamente, sob uma perspectiva embasada em autores que são estudiosos do assunto e conferem teorias que reúnem condições de amealhar cada vez mais adeptos, pela sua retórica convincente, recheada de argumentos válidos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (19 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDiálogos com a obra O Livre Arbítrio, de Agostinho de Hipona : ouvindo os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Porto Seguropt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples