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dc.contributor.advisorSantos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorCaciano, Angelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T13:48:42Z
dc.date.available2022-01-07T13:48:42Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56798
dc.descriptionOrientador: Profº Me. Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 30-31pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse estudo apresenta uma proposta de plano de aula no campo da filosofia política tendo como ponto de partida a problematização do contexto político atual no qual está inserido o adolescente do Ensino Médio, por meio do trabalho com trechos da obra "A República" de Platão. O trabalho se divide em duas partes principais. Na primeira é desenvolvida uma abordagem teórica sobre o tema: política, democracia e o bem-estar comum, tendo como parâmetros o contexto atual e o contexto da antiguidade clássica grega, no qual se desenvolveram os pensamentos aceca da política dos sofistas, de Sócrates e de Platão. Nessa fase desenvolveremos nosso estudo partindo da problematização do contexto político atual, passando pelo papel da escola e pela especificidade da filosofia na formação cidadã do aluno no Ensino Médio, abrindo caminho para a nossa proposta, traremos o trabalho com o conceito de política e com a história da filosofia. Para isso, utilizaremos autores como Marilena Chauí, Giovanni Reale e Jean Pierre Vernat. Na segunda parte mostraremos como será feito o trabalho em sala de aula de aula. Após introduzir o aluno no trabalho com conceitos e a abordagem contextual histórica, no focaremos em dois aspectos teóricos principais: o paradigma da tecnê e o conceito de justiça para os sofistas e para Platão, com base no livro "A República". O objetivo é apresentar formas de se pensar a política e a democracia através da filosofia e proporcionar um diálogo entre a democracia atual e a democracia da antiguidade grega clássica.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (35 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia politicapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectSofistaspt_BR
dc.titlePolítica, democracia e o bem-estar comum : uma reflexão entre o pensamento dos sofistas e de Platão para os dias atuaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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