dc.contributor.advisor | Santos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.author | Caciano, Angela | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T13:48:42Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T13:48:42Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56798 | |
dc.description | Orientador: Profº Me. Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 30-31 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse estudo apresenta uma proposta de plano de aula no campo da filosofia política tendo como ponto de partida a problematização do contexto político atual no qual está inserido o adolescente do Ensino Médio, por meio do trabalho com trechos da obra "A República" de Platão. O trabalho se divide em duas partes principais. Na primeira é desenvolvida uma abordagem teórica sobre o tema: política, democracia e o bem-estar comum, tendo como parâmetros o contexto atual e o contexto da antiguidade clássica grega, no qual se desenvolveram os pensamentos aceca da política dos sofistas, de Sócrates e de Platão. Nessa fase desenvolveremos nosso estudo partindo da problematização do contexto político atual, passando pelo papel da escola e pela especificidade da filosofia na formação cidadã do aluno no Ensino Médio, abrindo caminho para a nossa proposta, traremos o trabalho com o conceito de política e com a história da filosofia. Para isso, utilizaremos autores como Marilena Chauí, Giovanni Reale e Jean Pierre Vernat. Na segunda parte mostraremos como será feito o trabalho em sala de aula de aula. Após introduzir o aluno no trabalho com conceitos e a abordagem contextual histórica, no focaremos em dois aspectos teóricos principais: o paradigma da tecnê e o conceito de justiça para os sofistas e para Platão, com base no livro "A República". O objetivo é apresentar formas de se pensar a política e a democracia através da filosofia e proporcionar um diálogo entre a democracia atual e a democracia da antiguidade grega clássica. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (35 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Filosofia politica | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Sofistas | pt_BR |
dc.title | Política, democracia e o bem-estar comum : uma reflexão entre o pensamento dos sofistas e de Platão para os dias atuais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |