Era uma vez... Mãos que narram
Resumo
Resumo : As Tecnologias de Informação e Comunicação fazem parte do contexto educacional e já se consolidaram como artefatos pedagógicos eficazes. Os estudantes surdos também estão inseridos neste contexto digital. A pesquisa considera a importância do uso de mídias integradas na Educação Básica em escolas públicas inclusivas para favorecer e incentivar a produção literária dos educandos surdos. O trabalho tem como objetivo mostrar as contribuições do uso de mídias integradas para a realização de atividades de estímulo à criatividade e desenvolvimento de narrativas surdas por meio de vídeo registro em Libras, visto que, a inclusão da pessoa surda na escola passa por estratégias que têm como poderosas aliadas às principais mídias, a saber, impressa, áudio, vídeo e informática. Como metodologia definiu-se o estudo de caso, e para a coleta de dados utilizou-se a técnica de observação participante. O caso analisado foi de um estudante surdo do Colégio Estadual Campos Sales no município de Campina Grande do sul no Paraná. A partir da análise dos resultados admite-se que às mídias como ferramentas utilizadas para a realização de sequências didáticas possibilitam ao educando surdo e ao educador a produção de literatura em libras, dando lastro para o desenvolvimento da língua portuguesa, em sua modalidade escrita, como segunda língua.