Eu, o entorno e as tecnologias por meio da fotografia
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Villanova, Josilene Cristine Cipriano Dias
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho refere-se à importância das crianças conhecerem todo o espaço
do CMEI Atuba (Centro Municipal de Educação Infantil) situado no Bairro Alto, na cidade de Curitiba no Estado do Paraná. A construção dos espaços naturais e artificiais está presente como conteúdo de Relações Naturais, e sua escolha deve-se ao fato de que neste CMEI, à maioria das crianças residem em apartamentos e possuem pouco contato com a natureza e parques. Já na área que ocorreu esta pesquisa, existem espaços arborizados, com gramas e parque de areia. Outra razão da pesquisa é a utilização constante do tablet pelas crianças desta faixa etária normalmente como passatempo ou brinquedo, mas também presente no CMEI por doação pela prefeitura de Curitiba como recurso pedagógico. Nesta pesquisa, estes
equipamentos foram suporte para o trabalho com a fotografia, integrada com histórias em quadrinhos e desenhos feitos pelas crianças. O público-alvo pesquisado foram 20 crianças na faixa etária de 3 a 4 anos. Como resultado desta pesquisa, observou-se que, por meio da fotografia, as crianças aprenderem a manusear o tablet e tirarem fotos do seu espaço preferido no CMEI, finalizando com uma história em quadrinho do espaço de sua preferência, e um áudio contando sobre seu espaço preferido