dc.contributor.advisor | Silva, Edna da, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.author | Protscki, Marta Paes de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T19:29:38Z | |
dc.date.available | 2022-05-09T19:29:38Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56662 | |
dc.description | Orientador : Edna da Silva | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo ressalta a importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos que apresentam necessidades especiais, matriculados na sala de recursos multifuncional. Na ênfase do projeto destaca-se o gênero textual das fábulas e sua articulação com os valores descritos nas histórias, situações relacionadas às interações sociais, identificação de personagens, analogias e entendimento da leitura e da escrita. A metodologia da pesquisa ação consiste na concepção sócio interacionista, presentes nas linguagens oral, escrita e audiovisual, disponíveis nas mídias integradas na educação, utilizadas no decorrer do projeto de intervenção. Na análise dos resultados, os aspectos qualitativos apontaram que a aprendizagem é processual em relação ao tempo e o ritmo dos educandos. Nas considerações finais observam-se as contribuições da leitura e sua relevância no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes com deficiência. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | A leitura do gênero textual das fábulas no desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com necessidades especiais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |