Evolução do centro de soluções compartilhadas como parceiro de negócio para geração de valor
Resumo
Resumo : O presente trabalho refere-se à necessidade dos Centro de Soluções Compartilhadas evoluírem de meros prestadores de serviços transacionais para parceiros de negócios, em que além de contribuírem com competitividade em custos, passam a utilizar os dados gerados pelas transações para analisar e sugerir melhorias de processos dentro das empresas. A pressão contínua por produtividade e eficiência tem levado muitos CSCs a buscarem alternativas para atingirem um novo patamar na fronteira eficiente em custos. Para isso, além da redução de custos, os CSCs mais maduros têm buscado alternativas para ter uma atuação mais estratégica como alternativa à geração adicional de valor ao cliente e para que sejam vistos como parceiros de negócio. Esta evolução encontra-se ainda em estágio inicial deste novo modelo e passa por adoção de novas tecnologias, que podem ser disruptivas ao modelo atual e, por isso, traz desafios significativos para os CSCs, que passa pela formação de profissionais com habilidades e substancialmente diferentes dos atuais e pelo impacto nas questões de recursos humanos. As principais fontes de pesquisa foram teorias amplamente discutidas na literatura sobre o assunto, artigos de especialistas assim como o conhecimento empírico do autor.
Collections
- Controladoria [514]