• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A qualidade do ensino dos estudantes das escolas públicas do município de Morretes : desafios para a aprendizagem significativa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - IVANILDA A. DA CUNHA SILVA.pdf (971.6Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Silva, Ivanilda A. da Cunha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso em "Especialização em Questão Social na Perspectiva da Interdisciplinaridade", apresenta como tema A Qualidade do Ensino dos Estudantes das Escolas Públicas do município de Morretes – PR, enfatizando os desafios para uma aprendizagem significativa. Baseando-se na perspectiva da problematização: Será que as expressões sociais da "Questão Social", quanto a qualidade do ensino, desafios para a aprendizagem significativa, dos estudantes das escolas públicas do município de Morretes, refletem na qualidade do ensino, desafios para uma aprendizagem significativa? O objetivo tem como finalidade de analisar a "questão social" atinente qualidade do ensino dos estudantes, correlacionando as expressões sociais aos principais desafios para a aprendizagem significativa, bem como, apresentar contextos teóricos de autores estudiosos, referentes ao tema. A metodologia, utilizada, quanto aos meios e aos fins, além de pesquisas bibliográficas de autores que estudaram, segundo o tema, também foi utilizada pesquisa de campo, sendo 20 (vinte) questionários aplicados com 20 (vinte) perguntas distribuídas entre 19 objetivas e 1 (uma) dissertativa, direcionadas a professores, pedagogas e direção, que trabalham nas escolas pública, entre as mesmas, da zona urbana e rurais, e para finalizar, uma pesquisa com a Secretaria de Educação, referente aos estudantes, conforme resultados de retidos, aprovados e evadidos, a fim de constatar os resultados. Em respostas das pesquisas pode – se analisar que existem expressões sociais que podem influenciar para a "questão social", atinente a qualidade do ensino: Desafios para a Aprendizagem Significativa. A qualidade do ensino para a vida dos estudantes promove o bom desenvolvimento, tanto da vida intelectual, quanto no sentido humano. Para tanto, a importância desta linha de pesquisa, serve para apresentar uma análise de como está a qualidade do ensino para os estudantes do município de Morretes. A qualidade do ensino deve garantir uma formação, para o aprendiz, desenvolvendo-o, um cidadão, crítico, intelectual, autônomo e social, capaz de transformar a realidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56340
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV