Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLorenzetti, Leonir, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Virginia Roters dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-05T21:16:49Z
dc.date.available2021-05-05T21:16:49Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55995
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzettipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 21/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.157-166pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo e propor uma sequencia didatica sobre a agua, contribuindo para a iniciacao a Alfabetizacao Cientifica de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola publica do Parana. Partiu-se do pressuposto que a escola tem o importante papel de possibilitar o acesso do aluno ao conhecimento cientifico, por meio do ensino de Ciencias, sendo fundamental que se proporcione um processo formativo desde a tenra idade, visando formar cidadaos criticos e conscientes, que compreendam a linguagem cientifica e saibam utiliza-la de forma mais ativa na sociedade. Para que o aluno se torne um cidadao critico, consciente perante a sociedade e que assuma uma posicao frente a processos e inovacoes que o afetam diariamente, fazem-se necessarias novas acoes e recursos didaticos que auxiliem no incremento da Alfabetizacao Cientifica. A partir dai, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Quais sao as contribuicoes de uma sequencia didatica sobre a agua na promocao da Alfabetizacao Cientifica nos anos iniciais, evidenciadas por meio da construcao de mapas conceituais? Optou-se pela abordagem metodologica qualitativa, exploratoria, do tipo intervencao pedagogica. Para tanto, foi desenvolvida uma sequencia didatica para as aulas de Ciencias com a tematica agua, com alunos de 4o ano do ensino fundamental de uma escola publica de Araucaria, regiao metropolitana de Curitiba/PR. Os dados foram constituidos por meio de gravacoes em video e audio, a criacao de mapas conceituais e entrevistas semiestruturadas. Para analise dos dados, utilizou-se a Analise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), assim como Novak (1998) para analise de mapas conceituais e Sasseron e Carvalho (2008) para a analise dos Indicadores de Alfabetizacao Cientifica. Os resultados apontaram que os indicadores de letramento cientifico materializaram algumas das competencias necessarias para serem cientificamente alfabetizados, pois ao darem aos alunos situacoes em que tiveram que se posicionar, colocando em xeque suas concepcoes previas sobre alguns dos temas, demonstraram a apropriacao de diversos conceitos cientificos evidenciando a construcao do conhecimento. No que diz respeito a analise dos Mapas Conceituais elaborados pelos alunos, a fim de verificar como o conhecimento foi representado, bem como o entendimento da tecnica de mapeamento, observou-se que houve alguma apropriacao do conhecimento cientifico proposto na aula. plano, mas sem profundidade nas relacoes entre eles. Constatou-se que os alunos apresentaram dificuldade em representar o conhecimento cientifico nos mapas, nao por nao o conhecerem, mas pela inexperiencia na construcao e uso deste recurso, o que demonstra a necessidade de um periodo mais longo de tempo para o conhecimento. aplicacao e intervencoes. Palavras-chave: Alfabetizacao Cientifica, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study is to propose a didactic sequence on water, contributing to the initiation to the Scientific Literacy of students of the initial years of elementary education of a public school in Parana. It was assumed that the school has the important role of allowing the student access to scientific knowledge, through the teaching of science, and it is fundamental that a formative process is provided from an early age, in order to form critical and conscious citizens, who understand the scientific language and know how to use it more actively in society. In order for the student to become a critical citizen, aware of society and who takes a stand in the face of processes and innovations that affect him daily, new actions and didactic resources are necessary to help increase the Scientific Literacy. From this, the following research problem arose: What are the contributions of a didactic sequence on water in the promotion of Scientific Literacy in the initial years, evidenced by the construction of conceptual maps? We opted for the qualitative, exploratory methodological approach of the type of pedagogical intervention. For that, a didactic sequence was developed for science classes with the water theme, with 4th year elementary students from a public school in Araucaria, metropolitan region of Curitiba / PR. The data were constituted by means of video and audio recordings, creation of Conceptual Maps and semi-structured interviews. In order to analyze the data, we used the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2011), as well as Novak (1998) for analysis of conceptual maps and Sasseron and Carvalho (2008) for the analysis of the indicators of Scientific Literacy. The results indicated that the indicators of scientific literacy materialized some of the necessary skills to be scientifically literate, because when giving students situations in which they needed to position themselves, to check their previous conceptions on some of the themes, they demonstrated to have appropriated several scientific concepts. With respect to the analysis of the Conceptual Maps developed by the students in order to verify how the knowledge was represented, as well as the understanding of the mapping technique, we could verify that there was a certain appropriation scientific knowledge proposed in the lesson plan, but without depth in the relations between them. We found that students had difficulty representing scientific knowledge on maps and not because they did not know it, but because of inexperience in its construction and use, thus demonstrating the need for a longer period of time for the application and interventions. Keywords: Scientific Literacy, Significant Learning, Conceptual Maps, Elementary Education.pt_BR
dc.format.extent288 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleContribuições de uma sequência didática para a promoção da alfabetização científica nos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples