Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
Abstract
Resumo: A presente investigação teve como objetivo geral analisar os aspectos didáticos e formativos de uma abordagem entre Ciência e Poesia na formação de licenciandos em Física. A fundamentação teórica foi aportada em ideias de Moisés (1968; 1977), Paixão (1982), Lyra (1986), Moriconi (2002), Mecke (2004), Perissé (2006), Wilson (2009), Woods (2009), Paz (2012), Rangel e Rojas (2014), entre outros. A pesquisa teve a participação de dois acadêmicos de licenciatura em Física e um em Letras, de uma Universidade Pública localizada em Curitiba/PR, e contemplando oo planejamento e elaboração de uma performance artística-científica e sua apresentação em um Sarau temático sobre Ciência e Arte. Nesse contexto, a pesquisa se caracterizou como predominantemente qualitativa, com delineamento de pesquisa participante. No percurso da investigação, os dados foram constituídos por meio de gravações em áudios dos encontros semanais de planejamento e preparação da apresentação - sete ao total - e de uma entrevista semi-estruturada realizada com os licenciandos em Física depois do Sarau. A análise pautou-se na Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados apontaram para contribuições na Formação Inicial dos licenciandos, revelando que entre os aspectos didáticos da abordagem se destacaram a associação de diferentes linguagens possibilitada pela Poesia para se falar sobre Ciência; o contato dos licenciandos com Poesia e poemas refletindo sobre relações entre Ciência e Arte e a importância do trabalho colaborativo e de aspectos subjetivos que permitem o questinamento pessoal em abordagens como a realizada. Já os aspectos formativos indicaram contribuições para a reflexão e pensamento estratégico dos licenciandos quanto a inserção de Poesia e Arte em aulas de Física de maneira crítica, interesse por Pesquisa em Ensino e retomada de conceitos científicos e possibilidade de aprender e rever conceitos científicos de maneiras além das tradicionais. Abstract: The present research had as general objective to analyze the didactic and formative aspects of an approach between Science and Poetry in the initial formation of Physics teachers. The theoretical basis was provided in the ideas of Moisés (1968, 1977), Paixão (1982), Lyra (1986), Moriconi (2002), Mecke (2004), Perissé (2006), Wilson Paz (2012), Rangel and Rojas (2014), among others. The research was carried out with two undergraduate students in Physics and one in Letters, from a Public University located in Curitiba, and was guided in the planning and elaboration of an artistic-scientific performance and its presentation in a thematic event on Science and Art. This event occurs annually in the Department of Chemistry of a Public University of Parana. In this context, the research was characterized as predominantly qualitative, with a participatory research design. In the course of the research, the data were recorded through the audio recordings of the weekly meetings of planning and preparation of the presentation - seven to the total - and a semi-structured interview conducted with the physicist graduates. The analysis of the transcriptions that constituted the data was made from the assumptions of the Content Analysis. The results point to contributions in the initial formation of Physics teachers, revealing that among the didactic aspects of the approach are the association of different languages made possible by Poetry to talk about Science; the contact with Poetry and poems reflecting on the relations between Science and Art and the importance of the collaborative work and of subjective aspects that allow the personal questioning in approaches like the realized one. On the other hand, the formative aspects of the approach revealed contributions to the reflection and strategic thinking as well as the insertion of Poetry and Art into critical classes of Physics, interest in Research in Teaching and resumption of scientific concepts and the possibility of learning and reviewing scientific concepts of ways than traditional ones.
Collections
- Dissertações [214]