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dc.contributor.authorBlam, Marcia Regina Lucas de Limapt_BR
dc.contributor.otherSigwalt, Carmen Sá Britopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T18:42:53Z
dc.date.available2020-01-24T18:42:53Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55858
dc.descriptionOrientadora : Carmen Sá Brito Sigwaltpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Edcuação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo :pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como ponto central de investigação a análise do domínio do sistema gráfico da Língua Portuguesa, em especial as questões relacionadas à capacidade dos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, em registrar corretamente palavras da Língua Portuguesa que possuam relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias. A pesquisa é pautada na análise bibliográfica, documental e empírica. No primeiro capítulo, analisamos e utilizamos os estudos de alguns autores que tratam da concepção Construtivista e o processo de apropriação e desenvolvimento da língua escrita, entre eles Mortatti (2006) (2009) (2010); Sigwalt (2013); Picolli e Camini (2013); Branco (1989); Ferreiro e Teberosky (1999); Ferrari (2011); Dornfeld (2008); Mello (2007); Soares (2004); Grossi (1999); Duarte (2006); Oliveira (2002) (2007); Almeida (2010); Vieira (2014). No segundo capítulo, abordamos o Sistema Gráfico da Língua Portuguesa e suas consequências no ensino e no aprendizado da língua na escola básica. No terceiro capítulo, descrevemos e analisamos os dados obtidos com a investigação empírica. A pesquisa empírica é baseada em um instrumento aplicado pela docente da disciplina aos alunos do 6º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, matriculados em uma escola pública estadual no município de Curitiba.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This monographic work has as its central point of investigation the analysis of the domain of the graphic system of the Portuguese Language, especially the questions related to the ability of the students of the 6th and 9th grade of Correct Teaching correctly register words of the Portuguese Language that have biunivocas, crossed and arbitrary relations. The research is based on bibliographic, documentary and empirical analysis. In the first chapter we will analyze and use the studies of some authors that deal with the Constructivist conception and the process of appropriation and development of written language, among them Mortatti (2006) (2009) (2010); Sigwalt (2013); Picolli e Camini (2013); Branco (1989); Ferreiro e Teberosky (1999); Ferrari (2011); Dornfeld (2008); Mello (2007); Soares (2004); Grossi (1999); Duarte (2006); Oliveira (2002) (2007); Almeida (2010); Vieira (2014). In the second chapter we will focus on the Portuguese Language Chart System and its consequences on teaching and learning language in basic school. In the third chapter we will describe and analyze the data obtained with the empirical investigation. The empirical research is carried out by means of an instrument applied by the teacher of the educational institution to the students who are enrolled and attending the 6th grade and the 9th grade of the last Years Elementary School in a state public school in the city of Curitiba.pt_BR
dc.format.extent59 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLingua portuguesapt_BR
dc.titlePerspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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