Mostrar registro simples

dc.contributor.otherCosta, Mayla Cristina, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.creatorWeiss, Rubianept_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T13:51:57Z
dc.date.available2024-12-19T13:51:57Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55734
dc.descriptionOrientador : Mayla Cristina Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo irá identificar a aplicação da metodologia do Balanced Scorecard para analisar os modelos e a disseminação em empresas listadas na BM&F Bovespa a partir da teoria da institucionalização. É sabido que as organizações sofrem constantes mudanças ao longo de sua existência, mudanças que podem ser impostas pelo Estado/Governo, ou por pressão interna da organização. Com isso a teoria institucional busca saber o porquê da mudança, ou o porquê da implantação de ferramentas de gestão dentro da organização, e se essas ferramentas são seguidas após sua implementação. Uma das ferramentas de gestão que auxilia os gestores no desenvolvimento organizacional é o Balanced Scorecard (BSC), é um método criado por Kaplan e Norton, que avalia de forma balanceado o desempenho da organização, traduzindo as estratégias através da sua missão, visão e seus valores. O BSC possui quatro perspectivas, que são perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, percebe-se então que a avalição é na organização como um todo, desde ativos financeiros e ativos não financeiros. É uma pesquisa de cunho qualitativo, pois não irá utilizar dados estatísticos. Será descritiva, pois será analisado os modelos de BSC"s das empresas listadas na BM&F Bovespa e que mencionam em seus relatórios a utilização da ferramenta, dados os quais se encontram no sitio eletrônico da BM&F Bovespa, e que posteriormente redirecionam para o sitio eletrônico da empresa desejada.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMercado de capitaispt_BR
dc.titleBalanced Scorecard : um estudo multi-caso da disseminação da ferramenta em empresas listadas na BM&FBOVESPApt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples