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dc.contributor.authorBueno, Tania Mara da Silvapt_BR
dc.contributor.otherCruz, Fabiana Thomé dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-13T19:17:17Z
dc.date.available2019-12-13T19:17:17Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55624
dc.descriptionOrientadora : Fabiana Thomé da Cruzpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A reflexão sobre a prática do Conselho de Classe visa contribuir no processo de Ensino e Aprendizagem no sentido de dar vida às ações ora praticadas na escola. Pretende-se que as reflexões deste momento façam com que as pessoas saiam da zona de conforto de um simples ato de aprovar ou reprovar, e percebam que se faz necessária uma avaliação plena do real trabalho pedagógico realizado, considerando que o Conselho de Classe é um órgão colegiado e se constitui num momento importante da avaliação escolar. Desta forma, este trabalho apresenta uma reflexão que propõe a superação das velhas práticas, onde todos os atores estejam envolvidos e responsabilizados pelos resultados, resgatando o sentido real da prática avaliativa no processo pedagógico. A pesquisa foi realizada num Colégio Estadual de Ensino Médio regular, turno matutino, numa abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa etnográfica por meio da observação participante, considerando que existe um grau de interação com a situação problematizada e também a análise documental, onde foi possível a leitura e interpretação de vários documentos como: atas de Conselhos de Classe 2014/2015, PPP, Regimento Escolar, materiais disponíveis no ambiente de Estudo da Coordenação Pedagógica para a revisão de literatura, e fichas de Conselhos de Classe para contextualizar as informações e, desta forma, reconhecer a necessidade de ultrapassar as barreiras que impedem que o Conselho de Classe seja o espaço de avaliação, auto avaliação e análise do processo pedagógico para posterior reestruturação da prática.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.titleO Conselho de Classe e a atuação da Coordenação Pedagógica no contexto da gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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