dc.description.abstract | Resumo : O esforço reflexivo que aqui se apresenta surgiu de uma preocupação com o atendimento às crianças com Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH) na escola, particularmente quando acontece a transição dos anos iniciais do Ensino Fundamental para os anos finais; quando as crianças saem da escola municipal, após concluir o 5º ano, e adentram a escola estadual para cursar o 6º ano. A forma de organização é outra, são diferentes professores para cada disciplina que a criança cursa, os tempos e horários da escola são diferentes; e não existe mais um professor referência da turma, pois cada professor tem entre 50 minutos e 1hora e 40 minutos de aula, se a aula for conjugada, para realizar o trabalho pedagógico com a classe. Tais mudanças desorganizam e dificultam essa passagem para todas as crianças, que dirá as crianças com TDAH, que precisam de um maior esforço de organização e de foco para conseguir apreender o conhecimento. Dificuldades que vão desde a parte burocrática, documentação, laudos, pareceres que não chegam na nova escola, ficam parados em Núcleos de Educação, na Secretaria Estadual de Educação, dentre outros, que inibem que se estabeleça uma ponte entre a escola que a criança está deixando e a nova escola. Este estudo procura também fazer um breve levantamento da legislação referente a inclusão de forma geral e ao TDAH de maneira mais específica, bem como trazer elementos da literatura disponível para que os professores reflitam sobre a importância de conhecer o transtorno, para que possam selecionar estratégias pedagógicas para melhor atender aos alunos com TDAH. | pt_BR |