• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Atuação do coordenador pedagógico nos processos de formação continuada nas séries iniciais da rede municipal de Matinhos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARILIZ CRISTIANE ROSALIN.pdf (407.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Rosalin, Mariliz Cristiane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do Coordenador Pedagógico enquanto agente articulador da Formação Continuada dos professores que atuam nas séries iniciais na rede Municipal de Matinhos. A pesquisa tem como objeto de estudo a ação do coordenador Pedagógico no Programa de Formação Continuada da SMEEC (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Matinhos). A Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que cresce significativamente no Brasil, para tal a figura do Coordenador Pedagógico é vista como mediador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O estudo teve o embasamento teórico de Libâneo (2001), Vasconcellos (2013), Oliveira (2013), Saviane (2002), Waldmann e Schnetzler (2007), Nóvoa (1992) e outros. A metodologia teve o estudo exploratório e a pesquisa qualitativa, por meio de questionários respondidos pelos professores das séries iniciais, coordenadores pedagógicos e equipe pedagógica da SMEEC de Matinhos. Contudo, o artigo evidencia a forma como o Coordenador Pedagógico participa da elaboração do processo de Formação Continuada de Professores e assim passa a contribuir na prática pedagógica dos docentes e desta forma proporcionar ao professor uma reflexão acerca da sua rotina pedagógica, levando-o a agir de maneira diferente da habitual, atuando em seu trabalho com maior qualificação, o que resultará na melhoria do ensino-aprendizagem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55604
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV