Eleição pra diretores : a concretização da democracia na escola
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Data
2016Autor
Rodrigues, Joseman dos Santos Souza
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Resumo : O presente artigo trata da temática eleição para diretores da escola pública, através de um estudo bibliográfico sobre as experiências deste processo no Brasil a partir de 1988. Apresenta a necessidade de se considerar suas características e os problemas de sua institucionalização e implementação. Observa ainda seus efeitos sobre a efetivação da democracia na gestão escolar e diferentes possibilidades de acesso ao cargo de diretor. Para tanto se consultou autores de referência dentre eles Vitor Henrique Paro e Ângelo Ricardo de Souza, para que fosse possível analisar e evidenciar que a escolha de diretores de escola via eleições efetiva a democracia no ambiente escolar. Com base neste estudo, objetiva-se principalmente examinar alguns pontos de tensão da experiência eletiva nas escolas, bem como discutir aspectos relacionados ao impacto deste importante instrumento de democracia, sobretudo o papel desempenhado pelo diretor tendo como prioritário o incentivo a prática democrática na gestão da escola pública, compreendendo que o exercício de tal escolar deve estar atrelado ao compromisso de organizar e viabilizar condições para que toda a comunidade escolar participe diretamente do processo de formação dos diferentes sujeitos atendidos na escola.
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- Coordenação Pedagógica [455]